quarta-feira, novembro 21, 2007

Esmeralda quem é o teu pai?


Tenho acompanhado, tal como todo o país (penso eu), com alguma curiosidade o chamado “Caso Esmeralda”. Este post não pretende ser de maneira nenhuma uma tomada de posição, talvez seja só uma forma de tentar imaginar o que vai dentro da cabeça de uma criança de 5/6 anos, que não sabe, nem podia entender que vivemos num mundo onde existem leis.

“Hoje o meu pai disse-me que tenho que ir ver o meu pai! Descobri que tenho dois pais, que devo ser uma menina esquisita, diferente dos outros meninos, tenho dois pais e duas mãe. Porquê é que eu não sou igual aos outros, que têm só um pai e uma mãe? Sempre tive só um pai e uma mãe e agora tenho outros que não sei quem são, não lhes conheço o cheiro, o calor dos abraços deles, o aconchegar do cobertor deles!

O meu pai diz que eu fui adoptada! Disse-me que não cresci na barriga da minha mãe, cresci em outra barriga, e que depois de eu ter nascido, é que eles me conheceram e quiseram ficar comigo, porque gostaram de mim! Eu também gosto deles! Todos os outros meninos, crescem nas barrigas das mães deles, porque é que eu não cresci na barriga da minha? O meu pai diz que há mais meninas como eu, mas eu não conheço mais nenhuma.

Porquê que eu agora não posso ficar com eles? Portei-me mal? O que é que eu fiz, para não poder ficar com eles? Porquê que me estão a pôr de castigo? O meu pai diz que não, que não é um castigo, que é um senhor muito forte que manda, que ele é que manda, e que ele vai tentar convence-lo a deixar-me ficar com eles. Perguntei-lhe se era o mesmo senhor forte, que fez com que ele estivesse longe muito tempo? Ele disse-me que não era o mesmo senhor, mas que têm a mesma força. Uma força que ele deu um nome estranho, começado por L…le..leis….é isso LEIS. Tentou-me explicar, mas era uma coisa que não percebi nada. Não percebo nada.
Perguntei-lhe se era DEUS que mandava, ele está sempre a dizer, “tudo vai acabar bem se DEUS quiser”. Já perguntei se eu podia ir pedir a esse DEUS, para eu ficar com eles? O meu riu-se e disse que não, que ninguém pode falar com esse tal de DEUS. Esse DEUS deve ser uma pessoa muito triste, por não ter ninguém com quem falar, com quem brincar! Se calhar esta de castigo, que maldade terá ele feito?
Perguntei também quem era mais forte, se os homens das LEIS ou DEUS? O meu pai não respondeu, acho que o silêncio dele, foi o mesmo que dizer o que costuma dizer. Um dia quando fores grande como o pai e mãe vais perceber.

No outro dia na escola um menino disse-me que o meu pai era um homem mau, que me tinha roubado a outro homem, e que por isso ia para a prisão! Não quero que o meu pai vá para a prisão, dizem que é um sítio muito pequeno e escuro, onde não há televisão, nem jogos, nem brinquedos, que eu não o poderia ver, um grande castigo! E eu não quero que o meu pai fique de castigo!

Tenho brincado com um montes de adultos agora, ficamos numa sala fechada, e eles dizem que querem ser meus amigos e querem brincar comigo. Brincamos com bonecos ou eu faço desenhos, como na escola, enquanto eles fazem perguntas. És vezes é giro outras não, tanta pergunta cansa. Às vezes as perguntas são um pouco tontas, como as brincadeiras que eu ás vezes faço com os meninos na escola, se gosto dos meus pais, se gosto de viver com eles, se quero ficar com eles….ás vezes não as entendo porque mas perguntam, se ficava triste se os deixa-se de ver, de viver com eles….eu não quero que isso aconteça!

Dizem-me que se calhar vou ter que deixar de viver com eles, que é por causa das leis, outra vez as leis….Não sei do que falam os grandes, mas desde que o meu pai esteve muito tempo longe de casa que tudo é diferente, e eu acho que a culpa é dessa coisa de LEI! Ai se eu pudesse falar com ela, ou é melhor falar com DEUS…?Ai se eu pudesse falar com esse tal de DEUS…Deus queira que….”

É claro que tenho uma opinião formada sobre o assunto, é claro que todos ou quase todos temos uma opinião formada sobre o assunto. Mas acho que não é importante expressar aqui a minha, acho é que a Lei ás vezes tem que ser ela também sensível e humana. Para ti Esmeralda, seja em que lar for, espero que cresças feliz e saudável…(Que o Barbas) DEUS queira, que cresças feliz a saudável. Felizmente ainda não existe nenhuma lei que nos impeça de desejar!