quarta-feira, janeiro 09, 2008

A opinião de um adepto…….

O meu AMIGO Nelson Silva, é daquelas pessoas que defendem de forma veemente , as suas ideias e convicções. Temos em comum, entre outras coisas, a paixão pelo futebol e um AMOR ao S.L.Benfica. Por vezes perdemos ou ganhamos alguns minutos a argumentar as nossas ideias sobre o clube.
Este texto que ele me enviou, estava destinado a um outro blog (http://www.jogadadesonho.blogspot.com/), que detenho com um grupo de amigos, onde escrevemos sobre futebol, mas apenas e só o que é jogado dentro das quatro linhas, dai ter achado que este texto se encaixa melhor aqui, neste nosso espaço.

A opinião de um adepto…….
Sátira, Parte I
É de facto preocupante. Sim, é. Não porque o FC Porto esteja na mó de cima. Não porque o Porto tenha um grande presidente e com um vasto currículo. Mas sim porque o nosso não tem tantos contactos a quem telefonar. Este é o problema. Este só tem uns anitos de Benfica/futebol. Sejam pacientes. Aguardem mais 15 ou 20 anos até o Pinto da Costa morrer e ficar o LFV. Aí sim, os ditos "contactos" (leia-se mafiosos) quererão ser contactados, até porque vivem de expedientes. Nessa altura, qual Reinaldo Teles qual quê... LFV irá comandar as ruas e os gangues mais destemidos de sempre. Sem antagonistas, iremos retomar o que é nosso: a hegemonia futebolística. Não haverão oponentes que não nos receiem. Como dizia o outro: " que me odeiem, mas que me temam". Será tão bom ver as equipas adversárias antes de entrar em campo, com os seus treinadores na altura já muito experientes a dizer que sim, o Benfica é temível e antes de começar, já está 3 a 0. Porque isto é tudo uma questão de "Corleonismo". O LFV ainda está na forma embrionária. Ainda só vende umas garrafitas de "azeite" a 55€ cada. Isto não dá nada. Temos é que vender "fruta" e conquistar os outros gangues, para quando lhes tivermos a confiança, toma lá, uma facada e já estás.
Parte II (sem sátira nem ironia qual Gil Vicente)
É alarmante. É uma hecatombe o que nos últimos anos tem vindo a acontecer ao futebol, principalmente o nosso. Sem mais demora, até porque com o mal dos outros, posso eu bem, passo a explicar: o futebol, agora dominado por empresários que visam aumentar as suas fortunas, encaram isto como um hobby. Se na casa de cada um, o pai não dá o respeito, existem sérios riscos do mal vir por aí abaixo até aos netos. É isso que se passa no BEnfica. Discursos inflamados de glória/conquista e por aí adiante, a mim, nada me dizem, até porque as palavras não tiram a barriga de misérias a ninguém e pra isso já basta a política. O Sr. LFV ofende a minha inteligência quando ao longo destes anos repete vezes a fio a mesma lenga-lenga. Ele ofende mesmo. Ofende porque nada faz para provar o que diz. Logo, que esperar dos restantes membros da SLB Sad ou clube de futebol (é difícil perceber onde começa uma e acaba outra). Aqui, vive-se de negócios sujos, conversas fiadas, uma sala de troféus cheia de pó e sem necessidade de novas estantes, mas queiram os crédulos ver com os seus olhos que temos o melhor plantel dos últimos 10 anos. Há que haver respeito por quem o respeitou na altura da votação. Isto mais parece um conto de fadas onde na terra dos leprosos e cegos eis que surge o salvador que os cura a todos. Este sr. traz para as bandas da luz, na ponta da língua, a anunciação de vitórias plenas, plantéis recheados de estrelas, jovens formados categoricamente, etc. Contudo, traduzido na prática ele traz apenas na bagagem, viagens falhadas, insucessos desportivos sucedâneos, jovens que tardam em aparecer (e é quando não vão pra outros clubes), jogadores que nem para apanha-bolas servem, etc. Ora tudo isto obviamente, tem um resultado: a desgraça. Contudo e apesar das constantes tempestades, apraz sempre ouvir qual rei que isto agora é que é, que agora já ninguém brinca connosco, que agora é que "eles" vão ver. O problema é que o "eles" somos nós. Somos nós que ficamos calados e assistimos impávida/serenamente a todo um esquema que prejudica o Benfica. Sim, porque a nossa complacência terá um preço. Sim, porque nem pensar levar os nosso filhos como os nossos pais fizeram connosco para ver grandes jogadores no campo. E digo não levar porque "conflitos" internos não é no meio de um jogo que se resolvem com todos a assitirem. PAra isso, vejo o Wrestling (ora aí mais uma idéia para o Sr. LFV bom em marketing poder explorar. E porque não uma tag-team para poder combater com o Batista e os seus demais?!). Por vezes, é preciso olhar para dentro e reconhecer que o mal parte de nós e não "deles". Só assim pode haver seriedade e vontade de corrigir o que vai mal. SIm, porque este ano quero ver quem é o culpado por toda esta "confusão". Talvez ele venha a ser honesto e admita a realidade. Aí sim, podemos iniciar uma nova etapa no nosso SLB.
Atentamente Nelson Silva

Sem comentários: