sexta-feira, janeiro 19, 2007

Violação via móvel…

Em Portugal assistimos á pouco tempo, a um grupo de jovens de uma instituição que violou e espancou um travesti, provocando a sua morte.
Agora em Itália, na Cecília, ilha a sul deste país, 10 jovens entre os 12 e os 18 anos, violaram repetidamente uma jovem, com atraso mental, numa casa abandonada, nas traseiras da escola onde andavam. Filmaram nos telemóveis e enviaram para os amigos, que enviaram para os amigos, até que chegou a amigas da jovem violada que fizeram a denuncia.
Que tem estes dois casos em comum, para além do numero de jovens envolvidos e das suas idades?

Na minha opinião, o que tem em comum é o facto de mostrarem que a sociedade juvenil mudou na ultima década, não só a sociedade juvenil, mas isso já é alargar-me mais do que quero, e fugir ao tema deste post.
Há poucos dias ouvi o Drº Daniel Sampaio apelidar os jovens de hoje de “geração tabuleiro” porque comiam á frente da televisão, (lembro-me que em minha casa só acontecia no almoço de domingo e para além disso só existia uma tv em casa, hoje é uma por cada divisão de uma casa) como sabemos a tv e a Internet são os maiores educadores dos fins do século xx, inicio do xxl, isto somada á por diversas vezes referida demarcação parental na educação dos filhos, origina a autentica selvajaria juvenil dos nossos dias.
Soluções não tenho, ou melhor tenho, mas não me cabe a mim apresenta-las, sou apenas um mero peão nesse jogo de xadrez.
Por isso tudo, já não me choca, já nada me espanta, hoje é fazer por fazer, fazer porque me lembrei de assim fazer, o que era traquinice tornou-se violência gratuita. O que era infantilidade tornou-se estupidez.
Este caso de Itália fez-me lembrar um de uma jovem que já por mim passou, que foi violada por 5 jovens…afirmando-se eles inocentes porque ela, já tinha sido namorada de 3 deles.
Agora que estou a chegar ao fim do post pergunto-me…porque é que escrevi sobre isto…??
Já nada me choca, já nada me espanta.

Comentários: sabiiituuudo@gmail.com

Sem comentários: