sexta-feira, janeiro 12, 2007

Geração Basta….


Photobucket - Video and Image Hosting




Em tempos fomos apelidados de geração rasca, porque mostramos, publicamente à sociedade mais conservadora, aquilo que toda a gente sabia, mas que era proibido falar, porque usamos cabelo comprido e brinco, porque eramos traquinas e um pouco malandros, em suma porque eramos jovens e queríamos viver a juventude, logo os velhos do Restelo se levantaram e disseram que não teríamos futuro, porque isto ou porque aquilo, e nós seguíamos sem hipocrisias.
Talvez influenciados por termos nascido, perto de um período pós revolução (25 de Abril de 74, teremos hoje entre 27 e 33 anos de idade), ficou-nos no sangue o espírito moderadamente rebelde, moderadamente revolucionário, e uma capacidade de acreditarmos em nós mesmos…
O certo é que passadas mais de uma década, a geração rasca, cresceu, ficou adulta, e ajudou a fomentar, por exemplo, a música feita, tocada e cantada em português além fronteiras, destacou-se internacionalmente em vários desportos, emigramos e ganhamos títulos, ajudamos a concretizar euros, feiras e exposições internacionais.
E o que obtivemos disto tudo…?? Com tudo isto, vemo-nos cada vez mais obrigados a sair do nosso pais, a ter que partir à procura de estabilidade, porque neste país, que ajudámos a criar receitas, não nos dão emprego, e o trabalho precário prevalece, somos convidados e tentados a simplesmente bazar, o Porto nos últimos anos perdeu 15 mil habitantes, a grande Lisboa quase o dobro, os centros de emprego, repletos de licenciados.
Pergunto-me se também será culpa da geração à rasca, outrora rasca, o facto de Portugal ser apenas um mero Empregado de outros mais poderosos, principalmente os E.U.A. Durante séculos descobrimos, conquistamos e hoje temos a alma vendida ao diabo, os nossos antepassados devem dar voltas nos seus caixões….
Será culpa da geração à rasca, outrora rasca?
Não creio, mal ou bem, voltamos a pôr Portugal no mapa mundial, (quase que desapareceu nos anos de ditadura) e cá continuamos com a corda sempre na garganta, a pensar quando nos baterá à nossa porta o senhor desemprego ou o senhor despedimento….
Nem geração rasca, nem geração à rasca, apenas e só geração basta!!.... basta de sermos fodidos….

Sem comentários: