quinta-feira, janeiro 04, 2007

a tal viagem

Por incrível que pareça, tive enormes dificuldades em começar a escrever este post.
Começava por falar da cidade, dos transportes, das pessoas, como começar?? Quando se tem muito para contar, é esse o principal problema.

Londres é uma cidade nascida perto do rio Tamisa, e tem cerca de 7.070.000 de habitantes (Portugal inteiro tem 10.000.000), se a esse número juntarmos os milhares que aterram nos 3 aeroportos que circundam a cidade, imaginem o movimento que se pode encontrar nos locais mais próximos do centro da cidade, é normal, principalmente dentro do metro encontrar gente atafulhada de malas, acabados de chegar ou preparados para partir.



Se estão a pensar ir a Londres nos próximos tempos, primeiro estudem bem, o sistema do famoso “underground”, porque levar o carro para o centro Londres custa cerca de 20 euros., mas estudem bem o metro, porque é uma verdadeira confusão, e se os próprios londrinos nele não se entendem, e andam um pouco a nora, imaginem dois tugas (eu e o giló) dentro daquele sistema de linhas. Para além disso, o preço de cada viagem é proibitivo, felizmente o Aydogan (o nosso amigo inglês), arranjou uns cartões tipo passe, recarregáveis e que fez com que não gastássemos tanto dinheiro como gastaríamos, se fossemos comprar bilhete por cada viagem.

O quartel general desta viagem foi montado em Ealing Common, na casa do Aydogan, um amigo meu de infância, (my english friend, como costumo dizer), e ficava a cerca de 30/40 minutos do chamado centro de Londres, zona pacata, onde as casas não tem mais de 3 pisos, aliás são muito raras as zonas onde existem prédios altos.

Chegar a Londres de noite, e ter como primeira imagem Piccadilly Circus, e ter logo um banho de cor, imagem e de gente, impressiona, e quem costuma ir ao Bairro Alto, naqueles dias em que esta cheio, no centro de Londres, irá pensar que o Bairro é coisa pouca…lembro que eu e o Giló olhamos um para o outro e começamos a rir, “tipo a pensar o que é isto mano”...milhares e milhares de pessoas nas ruas, de todas as cores, raças, países, estilos, idades, procurando um lugar, a que eles chamam Pubs para beber um copo. Visto esses locais abrirem muito cedo, e para nós portugueses fecharem muito cedo, cerca de meia noite já esta tudo com um ritmo alcoólico elevado, as próprias discotecas que eles chamam clubs, também fecham ás 3 da manha, dai para a frente no centro de Londres só as casas para se comer um Kebabe (uma Carne Turca, simplesmente horrível), que eles dizem só comer quando estão bêbados ….depois 40 minutos de autocarro até casa……




Conseguir cruzar, tradição com evolução, não é fácil, mas fiquei com a ideia que os britânicos tem algum orgulho na sua história, na sua Rainha, nos seus castelos, palácios, igrejas, e toda a sua capital esta organizada para fazer realçar tudo isso, ir a Londres a não ir visitar a rainha ao Buckingham Palace, o 1º ministros ao nº 10 downing street, ver o Big Ben no conjunto que constitui o Palácio de Westminster, Abadia de Westminster e Igreja de Santa Margarida, ver o London Eye, ver as jóias da coroa na Tower of London, ver a Tower Bridge, Passar pela St Paul Cathedral (onde casaram Carlos e Diana, e cujo a sua abadia deve ser vista de todos os pontos de Londres), (cansados? eu também), dizia eu ir a Londres e não visitar estes sítios, não é ir a Londres, até porque tudo nos empurra para lá, os sinais, os mapas, o metro. Ficaram por ver a casa de Sherlock Holmes, e o museu da Madame Tussauds, o famoso museu onde estão os bonecos em cera de diversas figuras da história mundial. Londres tenta cruzar toda a sua história e monumentos, com a evolução dos edifícios modernos, o passado com o contemporâneo, o maior exemplo disso continuam a ser o táxis antigos, mas bem conservados e os autocarros, apesar de a frota ter sido renovada à pouco tempo, mantiveram o desenho tradicional. Só uma nota, se pretender visitar todos estes locais que referi, não se esqueçam de lavar guita, nos que se pode entrar o preço rodam os 20 e 25 euros….depois existem grandes museus onde não se paga.

Todos os que gostam de futebol sabem o que é o futebol inglês, ás vezes não muito bem jogado, mas sempre com os jogadores a darem o máximo, e público participativo e vibrante. Apesar do preço proibitivo dos bilhetes para as bolsas portuguesas fomos ver o Arsenal (3º a já uma certa distancia do 1º) vs Charlton (último), apesar disso tudo, estádio cheio 60 mil pessoas, que cantam, riem, batem palmas, vibram, o resultado foi de 4-0, como se previa, mas os adeptos do Charlton, a 5 minutos do fim com o resultado em 3-0, simplesmente começaram a cantar como se tivessem a ganhar eles por 3-0….uma demonstração de que o amor ao clube não acaba num mau resultado, ou por uma má época, e provavelmente no próximo jogo lá iram eles encher outra vez o seu estádio para apoiar…é outro espírito…

Felizmente já tive oportunidade de conhecer outras cidades de outros países…algumas italianas, espanholas….adorei Milão e Roma, foram das que mais me tinham impressionado e fiquei um pouco chateado por não ter tido oportunidade de conhecer um pouco melhor Barcelona (há-de haver oportunidade).
Como classificarei Londres depois desta viagem….cidade fantástica, gente fantástica

Curiosidades:
Lixo ou outro tipo de coisas no chão, simplesmente não existe.
Água quente em todas as casas de banho publicas, com o frio que faz, pudera
Perfumes nas casas de banho nas casas de banho dos Pubs e Clubs, estão lá todos os perfumes famosos, é só deixar uma moedinha e pode-se usar o que se quisser.
Chuva, 5 dias, 4 de chuva…chuva..chuva… chuva, eles já nem notam, e estão tão habituados que andam na rua como se nada se passa-se, correm à chuva, passeiam o cão à chuva, namoram à chuva, em suma não deixam de fazer nada por causa da chuva
Por falar em correr….gente a correr pela cidade??.....muitos, muitos, muitos


Á mais de 20 anos que esta viagem estava prometida, ao Aydogan, há alguns atrás esteve marcada, também para esta altura (fim de ano) e foi desmarcada, mas desta vez, nada poderia impedir que ela acontecesse, se eu pudesse levaria todos os meus amigos, como tal não era possível, assim que o meu mano Giló, disse que ia comigo, marcamos a viagem e não havia volta a dar, quem conhece o Gi sabe que com ele a boa disposição reina, por isso sabia que dificilmente iria melhor acompanhado, e assim escrevemos mais uma pagina, de um livro que já não sabemos à quanto tempo, escrevemos em conjunto, as nossas histórias fundem-se, e nos bons e maus momentos, sempre presentes….ser mosketeiro é ser assim…
Não podia acabar este post, sem deixar de agradecer ao Ergan, Valentina, Júlia e claro e principalmente ao Aydogan por tudo que nos proporcionaram. (until next time, I hope see all very soon)


Sem comentários: