sexta-feira, dezembro 22, 2006

Tributo a…..


Hoje este puto já conta com 28 anos, maturidade atingida, racionalidade estabelecida, o avião segue a velocidade cruzeiro.
Quando hoje penso em pessoas que foram importantes naquilo que hoje sou, que foram parte integrante, de uma pequena parte do meu processo de maturação, vem-me à cabeça alguns (poucos) dos meus professores na escola até aos 18 anos. Hoje tenho a capacidade de reconhecer que existem principalmente dois professores que são um pouco “culpados” daquilo que alguns “miúdos” da minha idade, pensam ou idealizam, discursam…Valdo, Giló, Rui Pais, João Frazão, Sandro Bem-Haja, Filipe Romano, etc…(e muitos nomes aqui faltam)…são eles Armando Rocheteau e Fernando Rebelo. Hoje trabalhando numa área onde lido diariamente com absentismo escolar, com as problemáticas escolares dos “nossos” kids..dos Valdos, Gilós de hoje….penso que ambos estavam muito à frente, na forma de quer intelectualmente, quer humanamente davam as suas disciplinas.
Talvez por isso, nas suas aulas não existiam problemas de faltas ás aulas, porque também não existiam aulas iguais, recordo-me de ter uma aula de português (professor Fernando Rebelo) onde em vez de se ler e discutir qualquer obra de um defunto autor português, se ler e discutir, uma reportagem escrita que tinha sido publicada no jornal Público, com o titulo “viagem ao mundo das claques”, que como devem imaginar não continha linguagem politicamente correcta para uma aula de português do 9º ou 10º, linguagem que toda a gente sabe era / é utilizada nas “ruas das escolas”, mas que entre quatro paredes é proibida abordar….ou recordo-me de uma aula de psicologia ou filosofia (professor Armando Rocheteau) com um toque de gaita, ritmo de um som de Blues ou golpes de karaté.
Provavelmente nos tempos que correm, será impossível dar aulas como essas, éramos traquinas, mas sabíamos respeitar os limites, hoje perderam-se os limites juvenis e esses poucos professores que tentaram inovar, provavelmente terão perdido o prazer de inovar, provavelmente terão perdido o prazer de formar…..
Será que eles ainda tem esse prazer dentro de si…..???
Reparem que usei sempre a palavra formar, não ensinar ou educar, porque hoje percebo que eles procuravam mais que ensinar….e educar é em casa, coisa que os pais hoje esquecem.
A esses inovadores digo aqui passados 10/15 anos obrigado por terem deixado na minha vida, mais do que apenas horas de aulas….obrigado por terem participado no homem que hoje …

Ps: Mad Dog tenho muito prazer em dizer que somos amigos….
Comentários: sabiiituuudo@gmail.com
Alunos como o Wivaldo, Giló & companhia, fazem-me olhar para 2007 com outra esperança.
Forte abraço para si & companhia
Armando Rocheteau

Sem comentários: