quinta-feira, outubro 26, 2006

revisão social

Cova da Moura, 6 de Maio, Santa Filomena, Armador, Boavista, Bela Vista, Picheleira….que tem em comum estes nomes??? Zonas da área da grande Lisboa, por onde já passei em trabalho, zonas que para a grande maioria, causa medo só de ouvir falar, quanto mais por lá passar.
Uns são amontoados de barracas onde cada um vai construindo á medida que arranja tijolo e cimento, outros de realojamento de pessoas que já viveram nas tais barracas e que um dia ganharam tecto, mas que nunca lhes ensinaram como é viver debaixo dele, muitas vezes ou melhor, grande parte das vezes, levam os mesmos hábitos que tinham quando ainda viviam nos seus “apartamentos”, para as suas novas casas. Então acaba por ser normal ver sacos de lixo a voar do alto das torres de realojamento, não será uma questão de reeducação? De um acompanhamento social, aquando dessas mudanças.
Todos tem o seu ritmo, assim como Lisboa tem um ritmo diferente de Londres, cada bairro tem um ritmo diferente de um outro, moldado pelo cruzamento étnico – racial que o preenche.
Não é fácil a vida nos bairros, não é fácil a vida de quem trabalha nos bairros, mas quem trabalha nas áreas do social e é tocado, por todos aqueles cheiros, ritmos, crenças, adrenalina de que a qualquer momento pode acontecer algo, dizia eu quem é um dia tocado por tudo isso, nunca esquece mesmo que um dia seja fechado num qualquer gabinete no centro de Lisboa.
Há muito que as palavras Guetto e Guettização entraram no nosso dicionário, vieram juntar-se a outras como discriminação, criminalidade, a minha pergunta é…a culpa é dos bairros? Não só, mas também, será. enquando existirem palavras e frases bonitas nos papeis como “igualdade de oportunidades”ou ”avaliações pelo que fazes não por onde vens” essa culpa será totalmente dos bairros quando essas frases sejam totalmente verdade.
Sempre ouvi dizer que violência gera violência, assim como discriminação gera ódio e o ciclo é sempre o mesmo, mas pouca gente se apercebe que o cancro cada vez mais se alarga, se alastra e deixou de ser só nos bairros ou gerado só por gente dos bairros.
Entramos na Europa na altura dos 12, hoje já perdemos a conta de quantos são os países de CE, e a nossa evolução enquanto país foi…..??? talvez uma nova ponte sobre o Tejo, uma expo, uma casa da cultura e um euro de futebol com novos estádios, será que a culpa é só das gentes dos bairros…ou dos Eslavos? Perguntas a mais….muitas perguntas, que são as mesmas perguntas (em termos de número) que o qualquer residente de classe média (sempre achei piada a estas classificações sociais) na nossa tuga nos dias que correm faz….como é que me vou orientar esta mês para pagar as contas todas….casa, carro, a escola do miúdo (porque só dá mesmo para ter um), medicamentos, livros. Agua, luz, gás, seguros… ai como era bom que o subsidio de ferias ou natal fosse de 2 em 2 meses….e cada vez é “vá para fora cá dentro”, a sorte é que a crise não toca a todos e no verão se formos até ao bairro alto, baixa ou Algarve, podemos nos cruzar com outras culturas e imaginar que fomos de férias até terras distantes…..

Ps: como devem ter notado este texto é como começar numa ponta e acabar na outra sobre assuntos que tem e não tem haver uns com os outros. Mas saiu assim e ficou assim….talvez uma breve e rápida “visão social”

Sem comentários: