quinta-feira, outubro 26, 2006

O jogo do povo

Desde que me conheço como gente, que o desporto faz parte da minha vida, do meu ser. Tudo o que era jogo, eu gostava de participar, mas confesso que os colectivos sempre me atraíram mais, hoje talvez encontre uma resposta em algo que costumo dizer, nos jogos colectivos, tem que se juntar as ideias, os pensamentos de 5,6,7,11,15 ou mais jogadores num só, e dai se construir as vitórias, nos individuais estás sozinho e vales só por ti e pela tua qualidade, e não tens que tentar imaginar o pensamento dos teus colegas de equipa.
Como quase todos os jovens. Na minha infância experimentei o basket, o andebol, o volley, e inscrevia-me em todas as actividades desportivas que houvesse na escola.
Mas é claro a minha paixão é e sempre será o futebol, o chamado jogo do povo, muitos perguntam e não entendem a paixão espalhada pelo mundo inteiro á volta deste jogo, para mim a resposta até pode ser simples, já perceberam que é o único jogo onde aquele que é estatisticamente mais forte durante o jogo pode não ganhar. Isto é nos outros desportos, quem estatisticamente fizer mais lançamentos certeiros, como no basket, ou estatisticamente acertar mais remates dentro do campo como no volley , ou estatisticamente tiver mais ataques certeiros como no andebol, ou pegando nos desportos individuais, tiver mais pontos como no ténis , fizer menos tacadas como no golf, for mais rápido a chegar como nas corridas de atletismo, saltar mais alto ou mais longe, é o vencedor. Em todos estes desportos, olhando para os registos estatísticos reconhece-se facilmente que ganhou, ou seja, mesmo que a equipa teoricamente mais fraca ganhe, é porque naquele jogo foi estatisticamente melhor, no jogo do povo não, no jogo do povo as estatísticas podem não dizer quem foi o vencedor, podem não querer dizer nada, uma equipa pode ter mais ataques, ter mais remates, ter mais tempo a bola, mais cantos, mais tudo durante o jogo e perder o jogo, isto é, enquanto que nos outros desportos se tem que ser estatisticamente melhor para se vencer, no futebol a estatística é apenas e só isso, estatística, e o mais fraco estatisticamente pode chegar ao fim vencedor.
Talvez por isso os gritos de tor, rede, yes, gol, golo, continue a ecoar pelos quatros com uma força imensa.

Sem comentários: