quinta-feira, agosto 31, 2006

Um pedido especial….um aconchego

Talvez muitos de vocês não se recordem de um gesto que os vossos pais faziam (os que faziam) e que na altura, nem os próprios pais nem vocês, se apercebiam de importância do gesto.
Eram vocês crianças e deitavam-se na hora Vitinho (lembram-se), e quando estavam quase a adormecer ou mesmo já a dormir, o pai ou mais vezes a mãe, iam ao vosso quarto, fazer um simples gesto, que vos fazia sentirem-se mais capazes de enfrentar os perigos da noite de sono, fazendo o tal gesto que vos transmitia calor, afecto e carinho .
Quantos de vós não sentiu o aconchego do lençóis, pelos vossos entes queridos, quantos de vós não sentiu o conforto do aconchego do cobertor, numa noite fria de Inverno, quantos de vós nunca pensou que sente saudade desse aconchego.
Falei atrás a importância de acto….nenhuma, dirão muitos!!
Eu penso que terá alguma, uma demonstração que deveria ser banal de afecto, carinho, preocupação,…….
Peço aos Dadinhos e Susanas, Narcisos e Sofias, Bibas e Cristinas, Filipes e Carlas, Hélios e Veras, etc , etc…que sempre que se lembrem aconcheguem os lençois dos vossos “petit´s”, dos Rafas, dos Rodrigos, dos Diogos, dos Gonçalos, das Carolinas, dos Alexandres, das Leonores, etc…. porque um dia quando eles tiverem a nossa idade, os nossos “petit´s” vão ter saudade do simples gesto que é esse aconchego dos cobertores numa noite de Inverno, tal como ás vezes quando parece que tudo nos corre mal , sentimos falta do colinho da mãe.
Agora perguntam-se vocês porque me lembrei de escrever sobre isto?? Como sabem trabalho com jovens de risco, jovens que não sabem, nem nunca sentiram esse gesto, o pai chega tarde, quando chega ou existe, e é desprendido de qualquer demonstração de afecto é pai, ou são pais….
Durante uma colónia fechada que fiz, tínhamos os miúdos a dormir quase todos destapados e aconchegamos a roupa a todos eles….no dia seguinte falamos sobre isso com eles e percebemos que nunca lhes tinham sentido essa banal demonstração de carinho.
Até ao fim da colónia, nós monitores, aconchegamos os cobertores aos “nossos” meninos todas as noites, na esperança que um dia também eles aconcheguem ao cobertores aos seus filhos……..






Comentários: sabiiituuudo@gamil.com

Sem comentários: