quinta-feira, agosto 31, 2006

Tribos Hurbanas…"atribulação urbana"

Existem os rappers, os hippies, os góticos, os surfistas, os betos, e mais alguns que agora não me recordo, chamam-lhes tribos urbanas, vestem-se de mesma forma, usam os mesmos acessórios, as mesmas expressões verbais, os mesmos cortes de cabelo, frequentam os mesmos sítios. São fruto de necessidade inata do Homem, se socializar, de se identificar com algo, muitas vezes com alguém.
Acho que todos nós pertencemos, em algum período da nossa adolescência, a uma tribo urbana, levando essa característica ou parte dela para a nossa vida adulta.
Todas elas tem a suas modas, as suas ondas, lembro-me que na minha “teenergidade”, a onda era ter cabelo cumprido e ser surfista, então se usa-se brinco, elas caiam para o lado, se tivesse uma scooter era deus….
Como é obvio também pertenci a uma tribo, também segui uma onda, mas não creio que a tenha trazido para a minha vida adulta, minto, pensando bem pertenço a tribo dos que se deslocam todos ou quase todos os fins de semana para verem um jogo do seu clube, sim isso também é ser de uma tribo.
Hoje e cada vez mais umas vão buscar características ás outras, não sei que nome terá esse fenómeno, aculturação não será, pois para mim as tribos urbanas não são uma cultura, mas por ventura poderei dar a esse fenómeno o nome de “atribulação urbana”, (será que acabei de inventar um termo novo) o facto de hoje vermos betos a ouvir kisomba, ou regae e metals writers (nome dado a quem faz graffity`s), mas como já vi um ex-skin numa discoteca africana, já nada me espanta nesta “atribulação urbana”.
Sejam de que tribo forem, sejam de que onda forem, não deixem é de ser vocês mesmos, dentro desta selva, palco, o que quisserem chamar, chamada vida….


Sem comentários: