quarta-feira, abril 29, 2009

A Premonição da minha Jesuína...

Primeiro foi a doença das vacas loucas, depois a gripe das aves, e agora em fim de cardápio chega a gripe das aves.
Os animais andam todos a ficar também eles chonês...?
Se calhar sim, ou se calhar somos nós humanos que os deixamos chonês.
Há muitos anos, quase vinte ouvi a minha bisavó, sábia na sua ignorância, dizer a seguinte frase, num daqueles almoços familiares de domingo "já nada tem o mesmo sabor, qualquer dia estamos a comer comprimidos", mal ela sabia que hoje já quase com 90 anos, todas as suas poucas refeições são acompanhadas por uma catrefada de comprimidos, para as suas múltiplas doenças.
Mas voltando a sua "premonição", na altura, na inocência dos meus 10 anos, pareceu-me completamente surreal. Então os meus bifinhos, os meus franguinhos, as minhas costeletinhas, o meu peixinho substituído por comprimidos? Não a minha Jesuína só poderia estar a brincar.
Hoje 20 anos depois, lembro dessas palavras, e tenho que admitir que a minha "bisa", com todo o seu saber acumulado, tinha (tem) toda a razão.
A nossa alimentação (leia-se animais e vegetais) passou a ser criada, com rações, com aditivos, com suplementos, em estufas, seguindo critérios xpto. Ou seja são alimentados e cultivados á base de químicos, e o que são então os comprimidos que não composições químicas. Ou seja indirectamente já estamos a comer comprimidos.
Ironizando ou fazendo futurologia, qualquer dia, vamos ao supermercado e compramos uma caixa de comprimidos com o sabor de frango assado com batatas fritas, ou então um bacalhau com natas, acompanhados por umas cápsulas de alface e tomate
Na brincadeira vamos levando, mas de loucura em loucura das vacas, ou de gripe em gripe da aves e dos porcos, o receio sobre a alimentação aumenta, e deixa-nos psicologicamente indisposto.
Ps1: quem me conhece sabe que adoro comer....longas refeições, acompanhado de bons e amigos, regadas por sorrisos e gargalhadas...."coisas simples são o melhor que o mundo tem".
Ps2: È normal que os coitados dos animais fiquem chonês e sofram de doenças estranhas, com as quantidades de químicos que engolem para crescerem mais depressa…..

Sem comentários: