quinta-feira, março 12, 2009

Meninos dos Pijamas



Muitos livros se escreveram sobre o holocausto, dai muitos filmes resultaram. O rapaz do pijama as riscas, no fundo aborda utiliza essa temática para, nos introduzir o despertar de 2 meninos para a idade dos porquês, para a necessidade do homem a partir de determinado momento da sua ainda curta vida, entender o que esta a sua volta, e as razões de ser das coisas que o rodeiam.
O rapaz do pijama as riscas leva-nos para as preocupações e incompreensões de uma mãe, diante das alterações comportamentais juvenis, de 1 filha e da tal necessidade de compreensão do mundo, desperta no seu filho.
Bruno e shmuel, levam-nos a recordar a 2 guerra, de uma forma não violenta, ao longo do filme percebe-se a forma como os judeus foram tratados, mas não através de imagens de violencia gratuita, pavel (o judeu que descasca batatas na casa de bruno) e o símbolo desses maus-tratos.
Pijama ás riscas da-nos a noção do quanto dificil, é ultrapassar as barreiras, mesmo que seja só uma cerca de arame farpado, Bruno e shmuel os dois meninos que queriam ser amigos, que queriam ser semelhantes, que quisseram vestir ambos...o PIjama ás riscas.....

Sem comentários: