quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Lisboa Invisível

Fui ver esta peça que está em cena até dia 23 de Fevereiro no Teatro Municipal de São Luiz no âmbito do Ciclo Outras Vozes Lisboa – África. A peça dura cerca de 1hora e 30 minutos mas parece mais, pois os actores pela dinâmica em palco, conseguem nos retratar dias, meses, anos, através de situações do nosso quotidiano, vividas por pessoas de origem dos Palop!

A peça em si, transporta-nos para vivencias que muito provavelmente já presenciamos e com o qual até nos identificamos, mas é sobre o próprio titulo que mais recai a minha atenção!
Lisboa Invisível, como poderia ser Porto, Coimbra, Londres, Paris, Nova Iorque ou toda e qualquer grande cidade mundial. A invisibilidade a que nos vetamos uns em relação aos outros, o fecharmos os olhos a situações, a ignorarmos gente que é igual á “gente”. Não é Lisboa que é invisível , a “condição humana” é que se tornou invisível, a condição humana é que se deixou de ver a ela própria. Faz-me Lembrar parte da mensagem do filme “Colateral” com Tom Cruise e Jamie Foxx, em que a certa altura do filme Vicent (Cruise) diz algo parecido com isto…”um corpo morto, pode andar 3 dias no metro de Nova Iorque (salvo erro) que ninguém daria conta!” Dá que pensar não? Somos assim tão invisíveis!?

Sem comentários: