terça-feira, agosto 21, 2007

O outro lado do Futebol.....

O Outro lado do futebol….?? Ao ver o titulo deste blog, vem-me rápidas memorias de 20 anos de estádios, 20 anos de histórias, de golos, de bolas no poste, de jogadores que me encantaram ou me desencantaram, de títulos, de emoções contidas, de emoções explodidas, de amigos que fiz, outros que ficaram para trás, de como me cruzei com certas pessoas, que depois saltaram para as primeiras páginas dos jornais, que abriram telejornais, uns ficaram ricos, outros desaparecidos, outros mesmo mortos. Por coisas da vida, agora quase só vou aos jogos em casa, outras obrigações fazem com que não possa acompanhar mais vezes a minha equipa aos jogos fora.

O outro lado do futebol, o lado dos adeptos, o lado que no fundo alimenta tudo o que é jogado, que lhes paga os ordenados, que os idolatra, que por eles chora, canta, bate palmas, explode de alegria ou de raiva num golo, que acorda triste no dia seguinte as derrotas, ou não dorme para celebrar uma grande vitoria.

O outro lado do futebol, que falta as aulas, que arranja desculpas no trabalho, põe de lado a família porque jogoa o Benfica, o Porto ou o Sporting, porque não o Vitória de Guimarães ou o Braga, ou outro qualquer clube do seu (nosso) coração.
O outro lado do futebol, quando a namorada lhe pergunta se ele gosta mais dela ou do seu clube, politicamente responde que antes de gostar dela, já AMAVA o seu clube.
O Outro lado do futebol, que viu venderem-se fotos tiradas em estádios, que viu adolescentes pedirem nas ruas, que arrumavam carros em parques de estacionamento, para terem dinheiro para ir ver o seu clube em casa ou fora, porque os pais não tinham dinheiro para lhes alimentar o vicio, incutido por um irmão, tio, primo, amigo, normalmente mais velho.
O outro lado do futebol, que há que dize-lo sem receios, entra por caminhos perigosos, que muitas vezes não têm retorno.

O outro lado do futebol, gosta do jogo puro, sem truques, limpo e corrido, que se abraça ao desconhecido do lado, mas que passa a conhecido de momento, na celebração de um golo.
O outro lado do futebol que dorme á porta de estações de comboio, que faz km e km de estrada, a dormir mal, justificando essas pequenas loucuras com, um simples “é pelo ……”.

O outro lado do futebol….o outro lado do futebol não se vê, sente-se, ou melhor, a parte visível e audível, nunca se comparará com a aquela parte que todos aqueles que entendem estas minhas palavras sentem, sentiram e pretendem continuar a sentir.

Chama-nos fanáticos…em tempos perderia tempo a explicar os porquês dessa palavra não se adequar, hoje talvez responderei, que somos o lado bom do futebol não jogado dentro do campo, o lado não corrupto, não financeiro, não televisivo, o lado da essência….O outro lado do Futebol.

Ps: este texto surgiu-me ao ler um novo blog de um amigo, aqui fica o meu comentário ao teu blog...boa sorte e muitas e boas histórias para contares Nuno. abraço do "velho"

http://outroladodofutebol.blogspot.com/