sexta-feira, abril 13, 2007

superstições

Estádio da Luz, Benfica – Espanhol de Barcelona. Entro mais tarde no estádio do que habitualmente o faço nestes jogos de maior confusão. Depois de duas ou três corridas para falar á “família”, olho para o relvado com olhos de ver, e observo que o Benfica está a jogar de norte para sul na primeira parte…. “que merda, já fomos!”, pensamento que me passou imediatamente pela cabeça.
Perguntam vocês se os campos são iguais, se as balizas são iguais, porque é que o simples facto de se jogar na primeira parte para o lado que não é habitual, pode ter influência num jogo?
Nenhuma, como é obvio.
Não me considero uma pessoa muito supersticiosa, mas tal como toda a gente, tenho os meus rituais, que se não os fizer, parece que as coisas já não vão correr bem.
Esta superstição que referi em cima, a do Benfica jogar as segundas partes dos seus jogos em casa de norte para sul, sei que é partilhada com quase todos aqueles que frequentam habitualmente o estádio, sei que é partilhada com os próprios jogadores do Benfica, é como se as coisas a eles próprios já não corresse bem, existindo o mito da baliza sul ser maior que a baliza norte, “a baliza grande” como lhe chamamos.
Outra pequena superstição minha, a que prefiro chamar ritual, é o facto de quando me equipo para treinar / jogar futebol, calçar sempre a meia direita, depois a meia esquerda, calçando-me em seguida pela mesma ordem, talvez ainda o faço porque nunca tive nenhuma lesão grave nos anos que levo desta pratica desportiva.
Não ligo ás histórias do passar em cruzamentos, passar por debaixo das escadas, ás sextas - feiras 13, mas tenho pequenas superstições (rituais), com os quais parece que as coisas correm melhor.

Hoje é sexta-feira 13, não tenham muitos azares……