quarta-feira, abril 18, 2007

o que vale uma licenciatura??


Não…não vou aqui falar da licenciatura do Srº engenheiro?? Primeiro Ministro José Sócrates!! Nem vou aqui comentar todas as questões, problemáticas envolvendo a universidade Independente.
Mas todas estas situações, fizeram-me mais uma vez questionar o que vale ter uma licenciatura neste país?
São aos milhares aqueles que com maior ou menor dificuldade financeiras, com maior ou menor dificuldades intelectuais queimaram pestanas durante anos, na esperança de terem trabalho nas áreas no qual se licenciaram ou se doutoraram.
Sejamos realistas, temos os centros de emprego entupidos de psicólogos, jornalistas, engenheiros….a medicina entupida, e as poucas vagas que existem são para o chamado factor “C”, áreas como a biologia e semelhantes pouco ou nenhum futuro há em Portugal. Mas a cereja no topo do bolo fica para os professores, onde a esperança de conseguir uma vaga é cada vez mais remota, fazer carreira no ensino é cada vez mais m sonho.
A pergunta que os nossos (poucos) jovens devem fazer quando chega a hora de escolher que caminho seguir para a faculdade, será que licenciatura tirar que não me deixe no desemprego? Mais grave se torna, quando os licenciados se vêm quase constantemente ultrapassados em determinadas situações. Contratar um não licenciado até sai mais barato que um licenciado, por exemplo, de todos os formados em sociologia em Portugal, quantos exercem mesmo sociologia. Penso que seja frustrante.
Quanto vale na realidade uma licenciatura em Portugal? Quase nada, mas os abrangidos pelo “Factor C”, ainda as compram…..

Ps: Eu não sou licenciado, optei por outra via, e sinceramente não me arrependo, mas decidi escrever sobre este tema, porque diariamente partilho das frustrações, questões, problemáticas de muitos amigos, que são licenciados e que infelizmente não conseguem uma oportunidade de trabalho…