quinta-feira, janeiro 15, 2009

Ai igreja para onde caminhas?

Ai igreja para onde caminhas? Depois de em Dezembro ter escrito um texto sobre, o publico rendimento da igreja ao capitalismo, vejo-me “obrigado” a ter que voltar a atacar esta instituição universal, mais propriamente o Cardeal Patriarca de Lisboa Dom José Policarpo, que se não é o maior representante do Clérigo nacional anda muito próximo disso.
Desta vez o Cardeal advertiu (na lucidez dos seus quase 73 anos) “ as jovens portuguesas que casar com muçulmanos é uma carga de sarilhos…nem Ala sabe onde acabam os problemas".

Pensava eu que em pleno século xxl a Evangelização sangrenta quer física quer psicológica, de séculos passados já estava terminada, mas pelos vistos, enganei-me, o incentivo á discriminação religiosa mantêm-se.

Dom José Policarpo o que é que o senhor tem haver, se uma jovem Portuguesa, por se apaixonar loucamente por um jovem Muçulmano, e por isso decidir usar Burca, adoptar um modo de vida diferente da convencionada pela igreja Católica e casar com ele, senhor Cardeal, é uma decisão pessoal. Certamente existem casos, histórias de jovens muçulmanas, que casaram com jovens católicos e depois ou foram muito felizes ou viveram muitos “sarilhos”. Sarilhos podem haver em todos os casamentos, sejam eles entre Católicos, Muçulmanos, Budistas ou Ateus.

A igreja Católica, crente em Deus e em Jesus Cristo seu filho, tem nas últimas gerações diminuído o número de fiéis, e não vejo que os recupere em gerações futuras, e com “auto-golos” destes. Não numa altura onde a palavra multiculturalidade, teve até direito a um ano (2008) dedicado a si…ou não reparou nisso Cardeal. Provavelmente os seus conselheiros se esqueceram de lhe dizer que terminou á pouco o ANO EUROPEU DO DIALOGO INTERCULTURAL.
Termino como comecei….AI IGREJA PARA ONDE CAMINHAS…?
Ps: Eu até compreendo onde quiz chegar com estas infelizes palavras, mas o problemas foi exactamente esse, a escolha das palavras....

Sem comentários: