domingo, abril 13, 2008

"Mística"

Quem me conhece sabe que sou um adepto fervorosamente racional do Sport Lisboa e Benfica, e que tenho como costume dizer que a minha única droga / vicio que me poderá matar, é não poder assistir regularmente ao vivo e a cores aos jogos do Benfica!
Sou portanto cliente assíduo do estádio da Luz (e não só), desde os meus 8 anos, altura em que me foi familiarmente incutido esse vício!

Nunca me prenunciei por palavras minhas neste blog (apesar de vários pedidos), sobre o actual momento do meu clube de coração, faço-o hoje porque dei por mim, no ultimo jogo em casa frente a um gigante do futebol mundial chamado Moreirense, a perguntar-me a mim e aos meus colegas de vício, “a onde é que nós chegamos?”, a onde é que está o Benfica?, a onde anda aquela equipa / clube que jogava quase de igual para igual, com os poderosos financeiramente do futebol internacional, e olhava de cima ou pelo menos ao mesmo nível (Porto e Sporting), todo e qualquer adversário interno!

Sei que o futebol mundial mudou! Que a lei do limite de estrangeiros nas equipas acabou, e que agora as equipas podem jogar com 11 jogadores não portugueses, sei que os ricos europeus graças a andarem sempre uns passos á frente que nós clubes portugueses, ficaram ainda mais ricos, mas sei que a marca Benfica, ainda vende, mas até nisso tenho que perguntar, até quando?

Benfica clube!
O Benfica clube viveu no inicio da década de 90, uma grande crise financeira, fruto do gastar mais do que as receitas. Luís Filipe Viera teve o mérito de recuperar o clube financeiramente, devolvendo-lhe credibilidade e uma gestão organizada, esse é o seu mérito e isso ninguém lhe tira! Porém ao longo do tempo que está á frente do Benfica, adquiriu um vício de não conseguir ter a boca fechada quando deve! Lembram-se do “porque não te calas?”, aplicaria-se que nem uma luva ao nosso presidente! Apesar da boa gestão financeira, já a gestão do futebol tem sido simplesmente horrível!
Um titulo de campeão e uma taça de Portugal, em mais de 5 anos ligado ao Benfica, na SAD e ou na presidência!
Esta provado e não seria /será falta de humildade, reconhecer Srº Presidente, que você não percebe nada de futebol! Nem todos vêm um quadro da mesma maneira, não é?
O problema do Benfica é apenas e só um ESTRUTURAL, não tendo uma estrutura com base forte e selada, só por mero acaso poderá ser campeão! Foi o que aconteceu no nosso último título com Trapattoni! Também tenho que reconhecer que o Adeptos do Benfica, são muitos difíceis de satisfazer, e seria impensável acontecer na Luz o que em Alvalade com José Roquette, quando o presidente Sportinguista afirmou publicamente que o Sporting naquele ano não poderia lutar para ser campeão e que o projecto teria que ser a longo prazo! Caiu mal entre os adeptos, mas deu tranquilidade ao plantel, para ser campeão nesse mesmo ano! Ironias do destino?

Com tudo isto, onde anda a tão falada mística do Benfica? Não anda! Deixou de existir, pelo menos dentro do clube! Luta desesperadamente para existir, dentro daqueles que regularmente faça chuva, faça sol, percorrem o país e o estrangeiro, para apoiar o Benfica, naqueles que não se contentam com o 2º lugares que dão acesso á liga dos campeões, o que dá dinheiro e gera receitas são os títulos, os 1ºs lugares, a mística está naqueles que podem até não gostar do treinador, mas respeitam-no e apoiam, naqueles que recordam com saudades as tardes de bola, onde a águia depenava sem piedade os seus adversários!
No fundo a mística esta arrumada num canto (sul) do estádio da luz! E já são poucos os que a transportam!
A mística, está em coma, e só pode sobreviver com um projecto financeiro e desportivo, com pés e cabeça que leve o Benfica a ganhar 5 ou 6 campeonatos em 10 anos, não 1 em 10! Com um Presidente que fale menos ou que pense bem antes de falar!
Talvez para a mística voltar, se tenha que assumir publicamente que durante 2/3 anos o Benfica não terá condições para lutar pelo titulo, seria uma polémica nacional e grande parte dos sócios do clube não entenderiam, mas daria uma almofada de tranquilidade, para os homens que assumiriam os comandos do futebol e de todo o projecto Benfica!

“Sou do Benfica e isso me envaidece”

Ps: este texto está escrito, tal como disse desde o jogo do Benfica vs Moreirense, para a taça de Portugal a 27 de Fevereiro, mas poderia ter sido escrito depois de um qualquer jogo do Benfica frente a Leirias, Boavistas ou Académicas!


1 comentário:

Paulo disse...

Pois é amigo, aquilo vai de mal a pior...

Quanto à Mística, sinceramente, julgo que os últimos portadores da saudosa Mística do Benfica são aqueles Rapazes Sem Nome que estão todos os presentes em todos os jogos, com total e incondicional dedicação, a apoiar, a cantar e a puxar por aquela equipa, que está feita em cacos!