terça-feira, setembro 12, 2006

E quando a doninha arrebenta….??


Photobucket - Video and Image Hosting




Quero começar este texto por referir que ele surge de uma forma imparcial e que aqui ponho de lado a proximidade que tenho a este grupo e aos elementos que compõe a banda.
Para além do orgulhe que sinto de cada vez que os vejo subir ao palco e tocarem para milhares de pessoas de norte a sul, dei por mim a pensar no ultimo concerto que assisti na torre de Belém, que aqueles tipos tiveram o sucesso que tiveram apenas e só porque conseguiram e conseguem ser diferentes naquilo que fazem, neste cantinho á beira mar plantado, juntar “sonoridade Daweasel” com orquestra sinfónica, é inovar e muito, é certo que a ideia não é original, mas não é disso que estamos a falar e não me parece que seja importante para o caso, grandes grupos “camones” já juntaram os seus sons a orquestras.
Falei atrás da “sonoridade Daweasel”, e o que quero eu dizer ou o que é que eu chamo “sonoridade Daweasel”?? Muitos colocam a Doninha apenas e só como grupo Hip-Hop tuga, cada um arruma a sua gaveta como acha melhor, mas para mim nada de mais errado, coloco-os num estilo musical em que são únicos em Portugal, a junção do tal ritmo hip-hop, com semba (ritmo africano de onde nasceu o samba brasileiro), rock, ragga, house, ou seja conseguem mixar diversos ritmos que lhes confere essa “sonoridade Daweasel”.

A juntar a tudo isso, conseguem continuar aquilo que os Xutos e Pontapés iniciaram á duas décadas atrás, a gestão de tudo o que envolve a imagem do grupo, desde os logótipos vídeo-clipes, material de concertos, sempre tentando inovar, sempre tentando retirar imagem parola que grande parte dos cantores ou grupos portugueses consigo trazia. Tem sido assim que a Doninha tem deixado o seu cheiro, inovando, criando, fazendo o que os outros até podem pensar, mas não o fazem, e claro não esquecendo o essencial nisto tudo, qualidade musical.

Não queria acabar este meu comentário, sem referir um outro grupo que dentro de um outro contexto musical, também me parece poder comparar aos DW em quase todos os aspectos que referir, inovação, criatividade, qualidade, audácia, e que também já tem uma certa legião de fãs, Blasted Mechanism.
Para mim talvez, duas das melhores bandas portuguesas da actualidade, e até gostaria de ver o resultado de trabalho realizados em conjunto pelos dois….mas não tenho muitas duvidas, que seria muito a frente, um tipo Daweasel feat Blasted Mechanism.





Comentários: sabiiituuudo@gmail.com

Sem comentários: