segunda-feira, janeiro 17, 2011

Entre Tunis e Lisboa.....

Mohammed Bouazizi jovem de 26 anos, um desempregado com nível superior, incendeia o próprio corpo na localidade de Sidi Bouzid para denunciar abusos administrativos, depois de a Polícia lhe ter confiscado as frutas e legumes que vendia na rua, com o argumento de que não tinha permissão para exercer a actividade.

Morreu no dia 4 de Janeiro num hospital da capital Tunisina.

Foi este o episódio inicial que fez rebentar a panela de pressão social que se vivia na Tunísia. 100 mortos depois (até ao momento), continua-se a escrever, a história futura de um país que luta contra o desemprego e a falta de liberdade politica.

Porque escrevo eu sobre um assunto que esta a não sei quantos km de distância, num continente não europeu!?

Porque por cá estamos em altura de campanha para ás presidenciais, e temos um forte candidato á vitória que escreveu… "o dinheiro de um deputado é uma pelintrice" não me parece Sr Alegre...o ordenado dos “tugas” é que sim! Enquanto se queixa que não consegue comprar espingardas de 20 mil euros outros queixam-se que não conseguem pagar a prestação das suas casas! Um passeio com um menino chamado dinheiro? Todos nós um dia gostaríamos de o fazer, mas não na ficção, na realidade, mas tenho a certeza que o sr esta muito mais próximo dessa realidade que 8 em cada 10 portugueses!”

O outro forte candidato já foi primeiro ministro durante largos anos, e caminha para ser também presidente da republica, largos anos também. Não estaria na altura de perceber que precisamos de sangue novo e credível? sr Anibal, estou de facto cansado de o ver a si e ao seu "arqui rival" Mario Soares, na politica Portuguesa!

Dos restantes figurantes desta novela nem vale a pena falar! Os figurantes passam por de trás dos açores principais, fingindo ter conversas ou fingindo ter acção!

Por o nosso burgo não ter muito que interessante que escrever, sensibilizou-me muito mais o acto de Mohammed Bouazizi, e a sua consequência politico social!

1 comentário:

Carla Delgado disse...

O Miguel Sousa Tavares é que tem razão, estas eleições são uma palhaçada!