quarta-feira, julho 29, 2009

Sentimento de adepto e Mistica

5 mil adeptos marcaram presença na Luz Pictures, Images and Photos




Este defeso (assim se chama o período de pausa entre o fim de uma época futebolística e o inicio de outra), os adeptos do Manchester United viram partir, a troco de 94 milhões de euros Cristiano Ronaldo, para o Real Madrid, os adeptos do Inter viram partir por 66 milhões de euros Zlatan Ibrahimovic, para o Barcelona, e os adeptos do A. C. Milan viram por 65 milhões de Kaká rumar também ele ao Real Madrid. È certo que Kaká foi vítima da necessidade de venda do clube Milanês, e ele sempre afirmou que por ele ficava em Milão o resto da sua carreira desportiva.

Que sentiram os adeptos do Manchester, Inter e Milan? Tristeza? Magoa? Ingratidão? Traição? Afinal qualquer um dos 3 era intocável no coração das imensas legiões de adeptos que qualquer destes clubes arrasta, qualquer um era idolatrado, quase ao nível dos deuses do Olimpo. Não acredito que esses mesmos adeptos consigam desejar o melhor para estes 3 atletas.

No lado oposto leio que Totti renovou contrato com a Roma, e que Steven Gerrard trocaria todas as medalhas, por ganhar o título em Liverpool. Os seus adeptos principalmente os mais antigos, pensam tal como eu penso, ainda restam alguns jogadores á antiga, jogadores que só vestiram uma camisola em toda a sua carreira, duas no máximo e que se dedicaram a uma causa, passaram 7,8 9, 10, 15, anos no mesmo clube, não cedendo á tentação de trocar de clube, para poderem ter mais uns quantos mil euros na conta, é certo que me poderão sempre perguntar, a que preço (aumento salarial) de deveu essa fidelidade clubistica? Jogadores como Totti, Gerrard, Raul, Giggs, Paul Scholes, Del Piero são exemplos pelo fazem sonhar os seus adeptos, são exemplos pelo que fazem enquanto profissionais, são os exemplos raros de jogadores de equipas top mundial, que não trocaram os seus adeptos, por mais uns quantos mil eurozitos nas suas já chorudas, contas bancárias. Pelo que são em campo e fora dele merecem todos os aumentos salariais que os seus clubes lhes possam proporcionar.

È por este lado oposto, que me ponho na pele de adepto do United, do Milan ou do Inter e penso que os adeptos do United chorarão mais a despedida de Giggs, do que a venda de Cristiano, que o puro adepto Milanista sente mais magoa por não poder ver mais Maldini com a sua camisola, que a partida contrariada de Kaká, e que o adepto do Inter recordará num futuro Ibra, mas trará sempre Javier Zanetti no coração pelos já 15 anos, que se juntou a causa.

Somos assim, adeptos! Identificamo-nos com quem sentimos que se identifica connosco e com os nossos sonhos, ama-mos de forma irracional (no geral), os nosso clube, e sentimo-nos, traídos, magoados, tristes, quando aquele que pensávamos ser um dos nossos se vai, só por dinheiro. Entendemos quando parte para algo melhor, para outro clube com mais ambições, onde a sua evolução possa ser maior e melhor, mas sermos trocados por dinheiro! Não isso não, isso não entendemos e não perdoamos.

Ps: Acabo de reler o que escrevi, e pergunto-me agora se não será a verdadeira mística dos clubes, ter muitos desses jogadores, dos não mercenários, para transmitir aos jogadores mais novos, e aos novos que chegam, os sonhos dos adeptos, os cânticos dos adeptos, os sentimentos dos adeptos, porque ser adepto do Benfica não é igual a ser adepto do Porto, ser adepto do Sporting não é igual a ser adepto do Belenenses, apesar do SENTIMENTO base ser o mesmo…Amar o clube.

Sem comentários: