terça-feira, setembro 30, 2008

Ouvir e conhecer mestre Cartola

Sempre gostei de musica brasileira, da sonoridade, do ritmo, da forma como cantam a alegria, a tristeza, a tristeza da alegria!
O Samba, o forró, a música Baiana, no fundo a música de letras doces, onde parece que certas palavras tem outros sabores, diferentes de quando ditas no “Português original” (atenção, também oiço e gosto de muita e boa musica “tuga”!

Descobri recentemente (como é possível só ter sido agora), ou melhor não descobri, já conhecia as musicas, mas cantadas por outros artistas (o que diga-se de passagem é comum nas terras de Vera Cruz). Dizia eu, descobri Mestre Cartola, e apaixonei-me pelas suas músicas, principalmente pelas suas letras.
Ouvir cartola é imaginar um cenário das décadas 30 e 40 dos senhores de fato, colete e gravata, sempre com o seu chapéu a acompanhar, das senhoras com sombrinhas pela mão que caminham pelas ruas, recebendo o “levantar dos chapéus” das cabeças dos senhores, em sinal de cumprimento, os automóveis, ainda nos primeiros passos da sua modernização, a circularem pelas ruas soalheiras.

Cartola, mestre das palavras, mestre desse jogo, que é pôr simples palavras, a jogarem um jogo de beleza. Diz numa das suas letras, que “uns choram por prazer, outros por vontade”. Escreveu letras que são marcos na musica tradicional Brasileira, como “O Mundo é um Moinho”, “Disfarça e Chora” ou “As Rosas não falam”, que ficaram imortalizadas na sua voz, mas principalmente nas vozes de outros cantores como Ney Matogrosso, Maria Bethania ou Gal Costa.

Criou uma das maiores escolas Brasileiras de samba, a Estação Primeira da Mangueira, vencedora de vários desfiles de Carnaval do Rio, escolheu o Verde e o Rosa para as cores da escola. Aos que lhe perguntaram o porque de duas cores que não combinavam, ele respondeu "Ora, o verde representa a esperança, o rosa representa o amor, como o amor pode não combinar com a esperança?"

Tudo isso é Cartola….deixo-vos com sua música (na Playlist)…especialmente a letra de “A vida é um Moinha” música escrita, cheia de metáforas, para a sua filha que se prostituía nas ruas do Rio…..
Ainda é cedo amor
Mal comecaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora da partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atençao querida
Embora saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó
Preste atenção querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com teus pés

Sem comentários: