terça-feira, setembro 30, 2008

China de Mudança.

Normalmente tenho rituais matutinos diários, 1º ligar a TV e depois ligar o rádio para acordar com 3 vozes da Antena 3 Nuno Markl, José Mariño, e a minha “miga” Claúdia Semedo (beijo para ti).

Isto tudo para vos dizer que uma destas manhãs, ainda meio ensonado me deparei com a noticia da partida da 3ª missão tripulada de astronautas chineses, desta vez estando prevista, a saída dos mesmos, da sua cápsula para “caminharem” no espaço.
A noticia em si, nada tem de especial, o que me chamou atenção, foram os discursos dos astronautas e dos responsáveis máximos da missão. Um discurso para a glorificação do povo chinês, da pátria chinesa, como se a china fosse um belo e risonho país.
Assistimos durante os jogos Olímpicos ao mesmo discurso….voltado para o egocentrismo, e que muito sinceramente a mim, começa a enjoar.

Sim, organizaram uns grandes jogos Olímpicos, sim, vão ao espaço, sim, são muitos e alguns bons, mas é preciso estarem sempre a tentarem mandar mensagens de força para o Ocidente, como se dirá humildade em Chinês?? Parece um discurso Americanizado!

Não os vi a serem tão rápidos a apresentar desculpas, pelo “caso do leite”!
Mais um menos para o governantes chineses, que tenta manter o seu povo desligado da evolução diária do mundo. Tento imaginar como será a china desconhecida, a china perdida no seu interior, a china pseudo – socialista, apesar de “outputs” de mudança, de abertura ao exterior. Tianament foi em 1989, algo mudou desde ai? Sinceramente espero que sim, mas continuo a perguntar-me o porquê de tantos Chineses, saírem do “El Dourado” do Oriente?


Sem comentários: