segunda-feira, setembro 22, 2008

Globalização - Petro especulação


Na passada semana os maiores países produtores de petróleo reuniram-se para discutirem o estado actual do negocio e principalmente para decidirem se diminuíam a produção do mesmo para tentarem aumentar novamente o preço do dito cujo.

Manuel Pinho ministro das Finanças, não sabemos se numa manobra politica, afirmou que as gasolineiras deveriam baixar os preços praticados, porque o preço do barril também tinha baixado.
Ponho-me a pensar, se o governo detêm ainda uma percentagem de uma gasolineira (Galp), porque não dar o exemplo, e “forçar” a administração da mesma a reduzir os preços, justos para o mercado.

Servem estas duas introduções sobre um mesmo tema, para “globalizarmos” um pouco
Acordamos todos os dias a tentar perceber se houve algum acontecimento internacional relevante, para tentar perceber a que preço, vamos pagar a gasolina que vamos pôr, com um pouco de sorte o barril de petróleo atinge mais um máximo histórico (durante uns dias foi o prato de cada dia) a que preço vamos pagar os juros da nossa casa, e palavras ou expressões como “Taxa Euribor” ou “Spread”, passaram a ter que fazer parte do léxico gramatical tuga.

Ou seja Globalização Económica só nos está a F…., ah desculpem a prejudicar (ás vezes esqueço-me que o Big Brother está sempre de olho aberto e podem-me ir buscar a casa).! A ETA rebenta uma bomba algures em Espanha e algo treme na Portugalandia, bomba na Palestina, falência de uma Seguradora Norte Americana, inclusive uma constipação de um qualquer 1º ministro ou presidente mundialmente importante, e tudo no mundo treme. Até um espirro de um qualquer pinto na China, provoca uma crise no “Frango da Guia”.

Nada contra a Globalização em sectores como a música, na gastronomia, no desporto, na mistura racial, em tudo, menos no económico. Se é para globalizar quero ganhar o mesmo que ganha um Luxemburguês, e ter a mesma assistência médica de um cidadão europeu fora de Portugal.
Tudo contra a Globalização quando me aparecem para a frente o "bonde" (giria utilizada para descrever um grupo que sai para atacar outro) do Primeiro Comando Português (PCP mas não o partido), réplica dos gangs das favelas, das mafias "Zucas", Ex-meninos "Capitães de Areia" do século xxl, mas que na Idade já á muito deixaram de ser meninos. Gente que já fumou, gente que já cheirou, gente que já matou.....

Joana, Rodrigo e Filipa bem vindos ao Planeta Global…que os vossos sorrisos se espalhem por essa globalidade, que o “tio” está cá para o que puder.
Ps: Para o ano vamos ter o novo "Verão Azul" a televisão Espanhol vai fazer um remake da série que está em muitos de baús de recordações infanto / juvenis. será certemente muito diferente da versão de década de 80 porque os tempos são outros......

1 comentário:

Faleiro disse...

Viva a administração Bush que agora deu em salvar bancos e companhias de seguros da falência... A esta hora já o petróleo estaria a $ 60.
Tudo grandes "estórias"... Se a taxa de juro do BCE se mantém estável porque continua a EURIBOR a subir?! Não serão os bancos a aproveitar uma relativa estabilidade para ganhar mais um bocadinho?!
Questões a mais, respostas a menos...
Taxas a mais, dinheiro a menos (para quem paga).

O Mundo globalizou-se e o ser humano não consegue acompanhar a cavalgada impressionante deste mundo por nós criado.