quinta-feira, outubro 18, 2007

Só vergonha Srº Presidente...???

O nosso Presidente da Republica afirmou ontem, sentir-se envergonhado, por estarmos (como habitualmente nas coisas negativas) nos primeiros lugares do ranking dos Países Europeus mais Podres.
Acho que ele deveria ao “envergonhado” ter adicionado o preocupado, visto os nossos políticos saberem que até 2013 iremos receber os últimos 21,5 mil milhões de euros, da torneira financeira que tem sido a Comunidade Europeia. Ouvi de relance num canal qualquer, alguém dizer “temos que pensar muito bem o que fazer com esse dinheiro”. A minha questão é a seguinte, desde 1986, ano da entrada do nosso rectângulo mágico, nos países constituintes de Comunidade, que recebemos dinheiro, o agora é que se lembram que têm que pensar bem a onde vão investir. Supostamente esse cuidado deveria ter existido desde esse longínquo ano.

Fiquei espantado com o ar de admiração com que os nossos políticos comentaram estes resultados, não consegui perceber o porquê, se á décadas que carregamos essa tocha olímpica, com a diferença que no passado podiam sempre dizer que os países da Comunidade eram países como a Inglaterra, a França, Bélgica, Dinamarca, entre outros, logo países com uma economia sólida, e nós apenas um pequeno países que tinha estado preso décadas á repressão Salazairsta. A Espanha também esteve presa a Franco e entrou para a Comunidade no mesmo dia que Portugal, o seu crescimento nestes 20 anos é que foi muito maior que o nosso. Com a chegada de países como o Chipre, Eslováquias, Eslovénias, Estónias, e outros acabados em ónias e énias, ánias, deixaram de ter esse desculpa, e é normal que sintam vergonha por estarmos á mais de 20 anos na Comunidade e a evolução da nossa economia ter sido 0, e conseguirmos ser um povo tão ou mais pobre que países que se desmembraram de outros, passando por graves e violentas guerras num passado recente.

Compreendo a sua vergonha Srº Presidente……

Vergonhas também devem estar a sentir, os homens do clérigo nacional, depois dessa tão falada divulgação de pobreza nacional. É que gastar 80 milhões de euros numa igreja não é lá muito católico, e Jesus Cristo deve estar quase a saltar da cruz, para vir perguntar se não seria mais cristão dividir esses 80 milhões por necessitados, espalhados pelos quatro cantos do mundo. E se bem me lembro um dos mandamentos diz qualquer coisa assim como, “Não farás imagem esculpida, referindo-se a ídolos, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adora-las-á, nem prestar-lhes-á culto…”.

Mas tudo bem, pobres, mas com uma igreja de luxo.
Igrejas são mais importantes que poderem financiar, com aquele dinheiro, estudos para o combate e erradicação de doenças, graves com a Sida ou o Cancro.

Certamente muitos dos 2 milhões de Portugueses que vivem na pobreza, são católicos, e muitos deverão ir a igreja regularmente, assim poderão dizer, sou pobre, tenho dificuldades para comer, mas posso ir rezar a uma Igreja de 80 milhões de euros. Sou um pobre de luxo. É como aqueles que conduzem grandes carros, e preferem passar dificuldades.... todos se preocupam com a imagem e o país de tanga.
No mínimo irónico.
Enfim, somos mesmo assim... um país mágico…….