domingo, outubro 21, 2007

"Conta-me como foi...""Antes de começar" "Mena"


Sempre fui muito critico com a qualidade das séries ou novelas, criadas e ou interpretadas por actores Portugueses. Apesar das qualidades da interpretações ser cada vez melhor, em algumas séries soam ainda a pouco natural.
Existe uma série que me despertou a atenção, quer pela qualidade de interpretação dos seus actores, quer pelo conteúdo informativo da mesma.
“Conta-me como foi” é uma série baseada na série espanhola “Cuntame como pasó”, e é nos narrada pela vós adulta de Carlos, o filho mais novo da família Lopes, composta por António Lopes (o pai), Margarida Lopes (a mãe), dona Hermínia (avó), Isabel Lopes (irmã), e Toni (Irmão).
A série conta-nos a história da família desde os finais da década de 60, dando-nos ao mesmo tempo a percepção de como se vivia, se sentia, através de excelentes interpretações dos actores de onde se destacam Miguel Guilherme (pai) e Rita Blanco (mãe). Mas não é só a interpretação dos actores que dá qualidade a esta série, a caracterização e realização estão também a um nível muito bom, indo por exemplo ao pormenor dar uma imagem do hino nacional a quando do fecho da emissão do canal um, numa cena onde pai e mãe estão sentados em frente a tv.
Um óptimo registo histórico do nosso país a partir dos finais da década de 60, para mim, uma das melhores série alguma vez produzida em Portugal. Domingos á noite, depois dos "Gatos"

Se tiverem crianças, e se puderem, vão ver a peça “Antes de Começar”, com Cláudia Semedo e Carlos Oliveira, uma interpretação de um texto de Almada Negreiros.
Ambos muito bem caracterizados e sem qualquer adereço em palco, contracenando apenas um com o outro. Não me alongo muito mais, vão ver. Em exibição no Teatro da Trindade.
Projecto Mena: História de uma vida, história de muitas histórias. http://projectomena.blogspot.com/