segunda-feira, março 26, 2007

O que pode mudar com Barack Obama




Já imaginaram a mais poderosa e auto intitulada maior nação do mundo governada por um negro?
Volto a reformular a pergunta, para não deixar duvidas….Já imaginaram se o presidente dos Estados Unidos da América do Norte fosse negro?
Pois é, se nunca imaginaram, podem começar a ponderar essa ideia, porque o primeiro candidato a candidato, ás próximas eleições norte americanas é….negro, preto, de cor, o que lhe quiserem chamar.
A questão que aqui se levanta é o que poderá mudar no contexto internacional, com a possível eleição de um negro, para liderar os destinos da “mais poderosa nação do mundo”.

Em história, 100 anos não são nada e se olharmos para o passado recente dos E.U.A (40/50 anos), os negros ainda eram perseguidos por organizações racistas como o Ku Klux Klan, hoje não inactivas, mas como adormecidas.
A possível candidatura e eleição de um membro de uma minoria poderá despertar receios quer entre as organizações racistas, quer entre outras comunidades implantadas naquele país.
Nelson Mandela consegui quebrar uma barreira politica – racial, tornando-se o primeiro presidente negro da Africa do Sul, país também ele carregado com séculos de discriminação racial, se bem que, e apesar do appartaid, a complexidade da multi – etnia daquele país, ser muito menor que nos E.U.A.

Comparando a possível eleição do corajoso em questão, com a eleição de Nelson Mandela, em termos de mudanças em termos internacionais, parece-me claro que só o facto de existir um candidato negro vai levantar (como já começou) celeuma, dentro e fora dos E.U.A, o poderio norte americano em relação á Africa do Sul faz com que muitas questões se levantem, o peso de tal acontecimento nos E.U.A é muito maior, e talvez seja um ponto de viragem para no futuro vermos um descendente das comunidades Lusas ou Argelinas a candidatar-se em França, negros ou descendentes de Árabes na Grã - Bretanha (se bem que pela organização politica do Reino Unido ser muito mais complicado isso acontecer), e porque não, termos um deputado negro na Assembleia da Republica, ou nunca tinham reparado que não existe nenhum….!

Deixei para o fim o nome da pessoa que me levou a escrever este texto Barack Obama, se forem ao seu site (http://www.barackobama.com/) podem saber mais sobre este homem.

“…as personalidades mais fortes estão marcadas com cicatrizes….”