sexta-feira, março 02, 2007

Manuel Galrinho Bento


França, euro 1984, com 4 anos assisti ao meu 1º europeu com olhos de ver, e para além de Chalana, passei a conhecer um guarda redes de metro e meio, mas que fazia defesas impossíveis.
A 1º vez que fui ao antigo estádio da luz, tinha pouco mais que 6 anos, esse estádio na altura parecia-me ainda maior do que na realidade era, parecia-me que dava para 240 mil pessoas. Lembro-me de ter ficado no antigo 3º anel, onde es escadarias pareciam não ter fim…eu já era do Benfica, e enquanto o meu tio ia aos jogos, eu ficava em casa com o ouvido colado ao rádio, para escutar os relatos, mas mesmo assim, ao meu tio Filipe, pedia para me descrever os golos.
Mas naquele dia….naquele dia era a minha vez, naquele dia não era preciso rádio, apenas olhos bem abertos, para tanta luz, cor, acção.
E o 1º dos meus “ídolos” da rádio a aparecer, foi aquele senhor baixinho de bigode (na altura, jogador tuga tinha bigode) do qual tantas vezes tinha ouvido falar, Manuel Bento, era o capitão, o que vinha á frente, o que comandava as tropas, o que gritava com os colegas, acalmava os colegas, puxava pelos colegas, haviam dois altos, muito altos, mesmo do sitio onde estava, que os via quase como pequenos bonecos, aqueles dois eram gigantes, mesmo com esses, o baixinho bento gesticulava com eles.
Bento ficou por ali, até 1991, até depois dos 40, naquele bocado de área onde dizem que nem a relva cresce, mesmo já não jogando nos últimos anos da carreira, teve uma saída, lenta e pouco dolorosa, para aqueles que gostavam do seu estilo felino, uma saída um pouco como a que Vítor Baia está a ter agora no Porto.
Ontem no trabalho o srº João, um senhor cinquentão, simples, muito simples, “um puro”, lampião á quinta casa, perguntou-me, sabe quem é que morreu…?? O Bento!!
Morre gente todos os dias, é a lei da vida, e nesse mesmo dia tinha recebido a noticia que tinha morrido a mãe de um conhecido meu, mas poucas pessoas me fariam recordar a minha 1ª vez pelo Benfica, a minha 1ª vez no desaparecido estádio da luz.
Nesse jogo ganhamos com um golo, de uma daquelas torres altas e loiras, com que bento tanto gesticulava.
Obrigado “Galrinho” boas defesas na equipa dos eternos…..

Sem comentários: