quarta-feira, outubro 21, 2009

Sérgio Pereira - jornalista….

“O melhor do mundo são as crianças, dizem-me. Contesto. Não consigo compreender como melhor do mundo possa ser um pigmeu furioso de lágrima-puxa-risota e risota-puxa-birra, numa definição de Miguel Esteves Cardoso que aproveito abusivamente.
Por isso contesto. Protesto e contesto: o melhor do mundo são os idosos. A sabedoria no fundo de um olhar marcado pelos anos, a experiência num cabelo branco endurecido pelo tempo, a sinceridade expressa num sorriso que a vida ensinou a valorizar.
Mais do que a violência com as crianças ou com as mulheres, choca-me a violência com os idosos. As crianças vão crescer e podem vingar-se. As mulheres vão vingar-se quase de certeza. Os idosos não. Os idosos vão amargurar. Muitos deles antes de perdoar.
Por isso repito, o melhor do mundo são os idosos. Não há um toque mais suave do que a mão da nossa avó, nem um gesto mais terrnurento do que olhar do nosso avô. Não há um conselho mais desinteressado ou um sorriso mais sincero do que de um idoso.
O sorriso. Sobretudo o sorriso.
No sorriso de um idoso cabem todas as virtudes do mundo. A bondade, a cordialidade, o conhecimento, a austeridade, a honestidade, o carácter, a sensibilidade, a jovialidade de quem só está em dívida com a vida. Um sorriso aberto na terceira idade diz tudo.”

Sérgio Pereira - jornalista
Ps: O ter aqui publicado não quer dizer que com ele concordo na totalidade, apenas que a ideias está muito bem expressa.....

Sem comentários: