segunda-feira, outubro 19, 2009

Pequenos Burgueses...

Cansado! Farto! Cansado da paternidade actual, farto de ver pais, presos, rendidos, dominados, por pequenos burgueses que os manipulam, os usam para simplesmente obterem o que querem, como querem, quando querem, com a sempre detestável desculpa que são crianças. Ás crianças tudo se perdoa, mas deixa-las persistir no erro, já é ignorância parental. Do seu trono reinam, tendo com súbitos, pais que não lhes conseguem reconhecer os defeitos, de tão embrenhados que estão em lhes satisfazer as suas necessidades secundárias. O não quero, o não vou, o não faço, o prolongar do egocentrismo, e egoísmo, são marcas cada vez mais vincadas, e cada vez menos apagadas, reforçadas pela não preocupação se os filhos cumprem regras escolares, sociais, ou se conhecem, um simples por favor ou obrigado.
Em parte, e muito provavelmente também fui assim, ou melhor em parte também fomos assim, no entanto tivemos quem nos fizesse evoluir. Atenção, trabalho com crianças e jovens, e não lhes culpo por esta situação, são os últimos responsáveis, os primeiros são aqueles que delegam nos outros agentes (escolas, atl, treinadores, educadores, monitores) a sua principal função enquanto pais. Para os referidos agentes apenas deveria ficar, um papel secundário (formação), de agentes que usam as suas ferramentas, para fortalecer a educação primária.
Depois, criticam, apontam, questionam, quando chamamos os seus pequenos burgueses á razão, quando persistimos em lhes incutir aquilo que achamos necessário para ajudar a formar bons HOMENS.
Acabo com comecei, estou cansado, estou farto...de lidar com certos pais....com aqueles que pensam que a melhor forma de lhes resolver os problemas, é fazendo-lhes a vontade...felizmente não são todos.

Sem comentários: