sexta-feira, junho 19, 2009

Benfica...o Meu estado da nação...

Todos os que me conhecem sabem qual a minha cor clubista. Alguns sabem o quanto “sofro” não facciosamente, pelo S. L. Benfica. Foi-me pedida diversas vezes a minha opinião sobre o estado actual do Benfica.

No inicio da época passada, estava contente com o meu Benfica, Rui Costa, um homem do futebol, e de um Benfiquismo que nada nem ninguém poderia por em causa, assumia o controlo total do futebol profissional, escolhendo o treinador, negociando jogadores de inegável qualidade, e trazendo outros que sendo menos conhecidos, pouco ou nada custavam ao clube, e vindo com muita vontade de provar a sua qualidade. Acreditava que finalmente estava alguém á frente do Futebol do Benfica (ainda continuo a acreditar), alguém que pensa uma equipa / clube de futebol, como eu penso, estruturado, pensado, onde nada é feito em cima do joelho, onde todos os pormenores são importantes e integrantes de um todo. Quique Flores foi o homem escolhido para liderar a equipa em termos técnicos, e pareceu-me ( estava errado), que acontece-se o que acontece-se lhe seria dado tempo para construir uma casa (leia-se equipa), que não lhe seria apenas dado 1 ano para finalmente termos uma estrutura sólida, para tentar lutar pelo titulo.
Na recta final do campeonato a equipa, claudicou, é certo que não consegui exibir o futebol que prometeu em muitos momentos do início da época.

Continuo a acreditar que o melhor para o Benfica seria a continuidade de Quique Flores, ideia aliás por demais defendida pelo plantel, mesmo jogadores que não foram devidamente aproveitados em detrimento de outros, demonstraram essa convicção, o que só demonstra respeito existente entre atletas, treinador e Rui Costa.

Aqui volta a aparecer a figura de Luís Filipe Viera, que temendo pelo seu lugar, “traiu”, Rui Costa e as suas convicções, cedendo ao barulho de parte da massa associativa, que continua a pensar que o estamos ainda nas décadas de 60 /70 /80 onde poucas eram as equipas profissionais, e o Benfica ganhava facilmente por 3, 4,5 a 0. Viera cedeu a esses, traiu aquele que 1 ano antes tinha utilizado como balão de oxigénio da sua gestão presidencial (Rui Costa), forçou a saída de Quique, e apressou-se a anunciar mais um novo ciclo no Benfica, aproximadamente o decimo em 6 anos de gestão Viera (entre Presidente da SAD e Presidente do clube), esta aliás é a sua bandeira de guerra, “novos ciclos”. Continua a perder tempo em guerras fúteis com Pinto da Costa, não percebendo que a única forma de calar de vez o Papa Nortenho, é fazer do Benfica estruturalmente melhor, para que possa vencer. Só os vencedores “podem” falar, e Pinto da Costa fez do Porto um clube vencedor, e só se vai calar quando começar e se começar a perder regularmente.

Feita uma pequeno introdução, escrevo agora o que senti, ao ver a manobra de antecipação das eleições por parte do Viera. Senti que Viera, estava com medo de perder o poder, senti que Viera, quer se eternizar como presidente do clube, senti que Viera não foi sincero com os sócios do Benfica, grupo a que orgulhosamente pertenço, senti que Viera traiu muitos e dos bons. E para a cereja no topo do bolo, ouvi um ex- presidente ( Vilarinho) dizer que o Benfica eram 10 ou 20 e que as modalidades não eram nada dentro do Benfica. Sr Vilarinho, ser Benfiquista como você é fácil, viajens pagas, bilhetes pagos, ver jogos de camarote, assim qualquer um é Benfiquista. O Sr Vilarinho esquece-se é que os atletas das modalidades não ganham 10% do que ganha um atleta do Futebol, e só por isso merecem tanto ou mais respeito que os do futebol, e se vestem a camisola do “nosso” clube merecem mais respeito por parte de alguém que tem responsabilidades dentro do clube, o Sr Vilarinho esqueceu-se foi daqueles que tal como eu á mais de 20 anos seguem o Benfica para quase todo o lado, pagando do seu bolso, apanhando frio, chuva, dormindo mal, ou não dormindo, e que no dia seguinte aos jogos têm de ir trabalhar ou ir estudar, para mim esses são mais Benfiquista que você é ou alguma vez será.

Desportivamente falando, creio que o Benfica (futebolisticamente falando, porque em termos das restantes modalidades, a politica seguida esta a ser a correcta e a prova disso são os títulos conquistados, se bem que não tem o dedo de LFV), penso deu mais um passo atrás, passo este que lhe irá custar mais 4 ou 5 anos de angustias classificativas.
Actualmente um treinador de futebol, têm de ser um bom comunicador, e um líder, qualidades que não vejo em Jesus, porém reconheço que em termos tácticos é um bom treinador. Acho é que a comunicação social, e os sócios do Benfica o vão por na guilhotina, muito rapidamente. Fico com a ideia e com a sensação que Jesus foi quase escolhido pelo…Porto, para treinar o Benfica, penso nisto quando me recordo, que quase no final de época passada, o mesmo Jesus era apontado como sucessor de Jesualdo Ferreira no Porto.
Espero estar enganado, e que daqui a um ano esteja a escrever outro post dando a mão á palmatória. Semanalmente vamos assistir a cartoons e textos em tons jocosos, com a figura de Jesus como figura central, e muito sinceramente como adepto não me agrada.

Perguntam-me se vou votar e em quem vou votar, neste momento e até ao dia das eleições vou esperar para ver o que acontece, mas se Moniz avançasse, não estaria tão certo da vitória de Viera.

Sei é que estou preocupado com o futuro de “meu” Benfica, mas nas derrotas e nas vitória, lembro-me sempre que “Sou do Benfica e isso me envaidece”

1 comentário:

Faleiro disse...

Amigo, isto é demasiado complexo. Já não vemos títulos a sério há tanto tempo que deixamos de saber se o que está será o correcto, se é o cerne do problema...
Os vinte votos de que disponho, provavelmente, serão para um voto em branco.
É que, sinceramente, não vejo grande alternativa.

Nós queremos é ganhar, seja de que modo for.

Abraço,
Marco Faleiro

O nosso destino é o de vencer!!!