sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Madin, Benjamin e a minha pretensão de ajudar a formar HOMENS

A cerca de 2 anos atingi, aquele que era um objectivo (digamos assim), de algum tempo atrás, ensinar a miúdos de tenra idade, os primeiros passos no futebol. Acabando por ser uma extensão da minha actividade profissional, muito diferente do que faço a nível de futebol sénior.
Não, não tenho a pretensão de criar Cristianos Ronaldos, nem Figos, nem nada que se pareça, tenho a pretensão de ajudar no desenvolvimento pessoal, na evolução sadia de meninos, tenho a pretensão de ajudar a formar HOMENS, para a sociedade, sendo o futebol a ferramenta utilizada, como são outros desportos.

Ao ver o vídeo que acompanha este post, tive que me voltar a perguntar se estava correcto na minha pretensão, no meu principal objectivo enquanto “treinador” de equipas de “miúdos”, não podendo esquecer que enquanto “treinador”, devo incutir nos meus “petits” a ambição de vencer, e aceitar a derrota desde que eles tenham sentido que tudo fizeram para a evitar.

Para um miúdo de 6 anos fazer o que Madin faz, com a bola é simplesmente fantástico, para um miudo como Madin, ter aos 6 anos as expectativas num patamar tão alto pode ser simplesmente mortífero, porque quando ele chegar aos 14/15, pode não desequilibrar como desequilibrar agora, e poderá ele próprio pôr em causa as suas capacidades técnicas, poderá ser muito bom num campeonato qualquer de free style futebolístico, mas não um futebolista profissional de qualidade.

Recentemente nasceu Benjamín Agüero Maradona, neto de Maradona, figura que todos conhecem, gostem ou não de futebol, e filho de Kun Aguero (temível avançado do Atlético de Madri), ainda não tinha nascido e já carregava o peso de não poder ser, simples jogador, terá que ser obrigatoriamente um craque da bola, um génio ainda maior que o pai e se possível ao nível do avó. Gostará Benjamin algum dia de futebol? Provavelmente até sim, mas dai até ser profissional vai um longo caminho.

Madin é certamente um excelente malabarista, espero que os treinadores, esses sim verdadeiros treinadores, que tenham a sorte de poder lapidar este pequeno diamante, não se esqueçam de lapidar também o Homem, capaz de lidar com as frustrações, capaz de lidar com os momentos maus, capaz de integrar um grupo, sem se julgar superior a qualquer membro desse grupo. Espero que os seus treinadores consigam pôr toda a sua capacidade de “malabarista” futebolístico ao serviço de um grupo.

Madin e Benjamin certamente não se conhecem, só o futuro saberá se algum dia se cruzarão, num qualquer relvado mundial ou sentados ao guiché de um qualquer balcão de atendimento. Sem pressão, serão o que tiverem que ser…desde que sejam felizes…

Quanto á duvida que se me levantou quando visualizei o vídeo, agora que acabei de escrever o post, já não me assola. A minha 1ª primeira pretensão esta correcta, enquanto treinar miúdos de 6 / 7…..19 anos, a minha 1ª pretensão, será sempre a de formar HOMENS.


Vejam os 4 minutos do vídeo, que já correu meio mundo em estações televisivas…



Sem comentários: