quarta-feira, julho 04, 2007

A sociedade como um Titanic


A sociedade como um Titanic, onde uns viajam em primeira classe, e falam de coisas insignificantes como as marcas de carros, dos relógios, da roupa, o preço desta ou daquela jóia, onde a imagem, o “glamour”, marcam pontos.
Depois há os passageiros do mesmo Titanic, que viajam em 3ª classe, onde cada um é o que é e como é, tem o que tem, e o pouco que tem ainda procura dividir com os restantes passageiros desse grande navio.
Por vezes um ou outro passageiro da 3ª classe, tem oportunidade de ir conhecer o mundo da 1ª classe e pela forma “pura” de ser, pela forma “pura” de estar, consegue encantar, os poucos “puros” que viajam ou fingem viajar em 1ª classe….

A sociedade como um Titanic….
Prefiro viajar em 3ª classe, nem tudo o que brilha é ouro e desgastam-me pessoas com falta de carácter, falsas, pouco humildes e dissimuladas. Prefiro os 3 violinista, que sempre tocaram juntos, sempre viveram juntos e como “puros” amigos que eram, optaram por morrer tocando juntos, e privilegiando-se uns aos outros até aos seus últimos momentos.

Já tinha visto este filme um par de vezes, mas penso que desta vez consegui ver um filme, para além da história de amor de Jack e Rose…., consegui, ver retratada uma sociedade igual á nossa, dividida em classes, estereótipos, preconceitos, lutas sociais, desespero….
Uma sociedade imensa, mas que se esta a afundar, lutando quase desesperadamente para mater alguns outros valores para além dos materiais e visuais, infelizmente não esta a conseguir.