segunda-feira, novembro 09, 2009

Teresa e o Picatcho

A Teresa foi uma menina, que se cruzou no meu caminho no inicio da minha actividade profissional, tinha acabado de me iniciar oficialmente como monitor de actividades, e no 1º dia de trabalho deparo-me com uma menina de 8 anos, com um atraso cognitivo que a equiparava a uma menina de 2.
Como difícil foram aqueles 5 dias da primeira semana. Eu e a minha colega (Catarina, por ondas tu girl que te perdi o rasto, só sei que já foste mãe), dois “meninos” verdes na área com o problemão para resolver, como lidar com a Teresa e mais 15 meninos com idades entre os 3 e os 5 anos, cada um mais terrível que o outro.
Birras, choro, birras, choro, a Teresa não falava, a Teresa não pintava, a Teresa só destabilizava. A única hora em que a Teresa fazia o que lhe pedíamos, era durante a do Almoço, onde se entretinha a comer o sua e a refeição dos seus “companheiros”. Nunca vou esquecer aquele 1º almoço, só para terem uma ideia, quando nos distraímos um pouco, demos com a Teresa a apanhar esparguete do chão, com o tempo viemos a descobri, que ela simplesmente era doida por massas.

Um dia não me lembro como, apareceu pela sala um boneco de peluche de um desenho animado em vogue na altura, para aquela faixa etária, o “Picatcho”, ao qual Teresa se apegou.
Foi o ponto de viragem na nossa relação com Teresa, bem dito “Picatcho”, que nos ajudou a ensinar-lhe a moderar a sua falta de jeito com os seus pequenos colegas de turma, que nos ajudou a modera-lhe a agressividade, que nos ajudou na nossa relação diária com Teresa.

Recordo-me muitas vezes de Teresa que por agora deverá estar perto da maior idade,
Como estará, como foi o seu desenvolvimento, de que forma o seu atraso cognitivo lhe afectou a vida dita “normal”. Não me recordo dos nomes dos pais de Teresa, dois senhores que arriscaram ter uma filha já depois de terem entrado em idade um pouco avançada, mas recordo da cumplicidade entre os 3.

Lembro-me disto tudo enquanto leio o livro " A criança que não queria falar" de Torey Hayden

Obrigado Teresa ("eu quero o Picatcho")…Obrigado Picatcho

PS: Obrigado Catarina, foram muito bons aqueles 4 meses que trabalhos juntos, e como éramos os dois tão corajosos.

Sem comentários: