quarta-feira, maio 13, 2009

Bela Vista, mais uma bomba incendiária...


Agora que supostamente a Bela Vista vai deixar de ser noticia diária em jornais revistas e outros meios de comunicação, agora que volta ao silêncio, É altura de eu falar sobre a "minha" Bela Vista.
Passei um ano bom, muito bom naquele bairro, foi ai que aprendi a exercer a profissão que hoje tenho, conheci gente, conheci muito boa gente, gente do qual hoje, apesar de á muito não os ver, ainda hoje sou amigo, conheci gente que luta (lutava) por uma Bela Vista melhor (Bolera, Fernando, Cila, Angelina, Mário, Professor Martinez, Professor Faysal e claro, aquele que para mim É o Malcom X da Bela Vista, Dr Rogerio Bossa).
Conheci, identifiquei-me, gostei. Gosto de lá voltar, recordar os meus colegas de curso, recordar as coisas boas daquele ano de 2001 / 02 (já se passaram tantos anos?), mas também exorcizar o fim de tarde de 20 Junho de 2002, onde assisti ao vivo e a cores, a cerca de 10 metros do local de onde me encontrava, á morte de um jovem do bairro (com cadastro), quando 1 policia, naquilo que prefiro chamar de má condução de acção policial, o baleou, À queima roupa com dois tiros de balas de borracha. Uma das piores visões que guardo em 31 anos de vida. Para mim, a Bela Vista será sempre recordada como, APRENDIZAGEM.

Os meus comentários sobre os últimos acontecimentos, são poucos e relativamente simples. À alguns anos que trago as violentas imagens, do povo Argentino nas ruas manifestando-se contra o seu governo na altura. A Argentina estava mergulhada numa profunda crise social, financeira, institucional, sobrava apenas o orgulho de ser Argentino. Acredito que o agravamento da crise mundial, levará Portugal as mesmas imagens, a que me referi anteriormente, se bem que julgo eu, sejamos nós Portugueses, mais pacíficos e menos revolucionários. Belas Vistas, Quintas das Fontes, Montes das Caparicas, Aleixos, Cercos, são apenas pequenas bombas incendiárias, o grande problema Social / Nacional estará para chegar. Acontecerá quando e se a crise destruir a classe média, e o povo Português “passar a não deixar a acção na mesa do café (Daweasel – Toda a gente)”. Até lá “vamos” pensando que os maus vivem nos “Guettos” e que de lá só saem para fazer assaltos e violência gratuita. Nada mais errado!

Ps: Abraço para os que em cima referi, aos meus amigos da Bela Vista

Sem comentários: