segunda-feira, agosto 18, 2008

Jogos (De)Olímpicos


Ainda faltam alguns dias para findar os jogos Olímpicos, e só hoje de madrugada conseguimos a 1ª medalha na competição. Telma não consegui a medalha, Obikwelu caiu nos 100 metros pelo joelho, pelo medo das falsas partidas, e teve a coragem de pedir desculpas e reconhecer que não vale a pena esticar uma corda que não estica mais, dando por fim á sua carreira de atleta profissional.

Comecei por dizer que ainda faltam alguns correrem pela sua medalha, Naide Gomes, Nelson Évora e Gustavo Lima mas mesmo que consigam uma das 3 medalhas tão ambicionadas, o balanço final dos “Tugas” será sempre abaixo das expectativas.

Porquê? É resposta é mais fácil de encontrar do que parece.

À 20 anos atrás Portugal e por exemplo a Espanha estavam ao mesmo nível no desporto, nós por cá tínhamos uma Rosa Mota e um Carlos Lopes que davam cartas por esse mundo fora e a Espanha teria um ou outro Atleta equivalente mas nada de muito melhor que os nosso “Tugas”. No final da década de 80 candidataram-se a organizar os jogos Olímpicos no seu território, mais concretamente em Barcelona (92), construíram infrastruturas de top dando condições aos seus principais atletas.


20 anos depois a Espanha é Campeão Europeia de Futebol, Campeão Europeia e do Mundo de Futsal, Campeão Europeia e Mundial de Basketbol, tem um piloto na formula 1 que já foi campeão do mundo de pilotos por duas vezes, acaba de ver Rafael Nadal subir ao nº 1 da tabela mundial de tennis e arrecadar o Ouro Olímpico em singulares masculinos. Alias o momento em que escrevo este texto os “Nuestros Hermanos” já levam 8 medalhas entre ouro, prata e bronze. Está explicado o porquê dos nossos melhores atletas irem treinar para …..Espanha.

As grandes e médias potências mundiais preparam os jogos com 4, 5 anos de antecedência, em Portugal os apoios (leia-se subsídios financeiros) são atribuídos a menos de um ano da competição. Assim sendo com ou duas medalhas, teremos que nos dar por satisfeito.

Uma ultima palavra para o atleta do lançamento do peso Marco Fortes, o menino teve a coragem de dizer que a hora que foi a prova “estava bem na caminha”.
Marco eu também todas as manhãs estou bem na caminha, mas tenho que ir trabalhar para poder descontar, para ajudar a subsidiar ao tua participação nos jogos.
Um bocadinho de falta de respeito não Marco….??? Se houvesse medalha de LATA, seria certamente tua!!

Sem comentários: