domingo, setembro 30, 2007

Santana vs Mourinho ou futebol vs politica

Já todos devem ter ouvido falar, já todos devem ter visto as imagens de celebre entrevista que Pedro Santana Lopes, ex-tudo ou quase tudo em termos políticos deste país, estava a dar na Sic noticias e que ficou pendurada pela chegada de José Mourinho.
Santana não gostou que interrompessem a sua entrevista para transmitirem em directo a chegada do “Special One” a Lisboa.

Não conheço a pessoa Pedro Santana Lopes, mas parece-me que o ego bem alimentado é uma das suas características fortes, e nisso ele e Mourinho devem disputar lugar no pódio.

Colocou-se a questão “o que é mais importante para o País, Futebol ou Politica?”, esta mesma pergunta fez-me logo ter este pensamento, “uma pequena crise num relacionamento promíscuo de anos” se futebol e politica, sempre dormiram na mesma cama, como podem políticos e homens do futebol ter ciúmes quando uns atingem mais protagonismo que outros.

Como exemplo só consigo imaginar esta situação. O Srº Pedro Santana Lopes (PSL) entenderia, caso um politico fosse interrompido, para transmitir a chegada da selecção nacional de futebol, ou de uma equipa Portuguesa após um sucesso no estrangeiro? E se no tempo em que ele foi presidente do Sporting, o Sporting conquista-se um título, ele entenderia caso o Presidente da Republica fosse interrompido?

Sinceramente para mim, nem futebol (que pessoalmente adoro) nem politica são mais importantes que os cidadãos que habitam e ainda alimentam a esperança de fazer evoluir este país, por isso, alguém que é pago para realizar uma determinada profissão, para tomar decisões, decidiu que naquela momento seria importante por as palavras de Mourinho no ar, e de certeza que quando assim decidiu, não quis pôr em causa, a importância da politica em relação ao futebol, sem querer fez aquilo que políticos e dirigentes desportivos, ou será dirigentes políticos e desportivos, fazem diariamente, comerem todos a mesma mesa, dormirem na mesma cama. De certeza que ele fez aquilo que achou correcto em termos da profissão que desempenha, e acabou por sem querer dar um golpe de génio em termos de “share” televisivo, um autentico “Big Brother” politico com a colaboração improvisada de PSL.
Será que a cabeça dele não iria rolar caso Mourinho tivesse revelado ali em directo o clube para onde iria treinar a seguir? Certamente sim, e certamente as palavras de PSL naquele momento não iriam acrescentar nada de novo á guerra interna do PSD.

Nem futebol, nem politica, nem Santana, nem Mourinho, importante é o trabalho de alguém, que apenas o tentou fazer da melhor forma possível.

Ps: Concordo consigo Srº Pedro Santana Lopes quando diz “acho que o país está doido”, está doido porque cada vez mais estamos todos com as calças na mão. Cada vez mais, é dificil trabalhar em Portugal, estudar em Portugal, ter um ordenado decente em Portugal, viver em Portugal, e isso esta a levar os Portugueses á loucura.

Ps: para quem ainda não viu, aqui fica o link.