sábado, março 22, 2008

Quem culpar???

As imagens valem mais que mil palavras!
Palavra simples como respeito, desapareceu do léxico do dicionário português! Mais uma vez sou obrigado a falar da demarcação parental em relação à educação dos filhos, mais uma vez sou obrigado a criticar esta "gera", que apesar de ter a vida em tudo facilitada insiste em dar tiros nos pés!
Que atitude tomarão os pais desta jovem, em relação ao comportamento dela face à professora? Que atitude tomará a escola? Que respeito terão daqui para a frente os jovens daquela turma, daquele escola, aquela professora?
Uma sala de aula tornada num circo, onde o professor se tornou o principal palhaço!
Palavras como lamentável, inimaginável, inconcebível e outras semelhantes, não chegam para qualificar cerca de dois minutos de imagens!
Quem culpar? Ninguém! Não culpemos ninguém, não façamos nada, e continuemos a criar meninos caprichosos, mimados e a cedeu ás suas excentricidades, sem que eles percebam onde fica o respeito, o fazer por merecer, o lutar para ter, sem noção de valores! Um dos lemas dos jovens de hoje passou a ser o EU QUERO, POSSO, E TENHO! Quem culpar?
Ps: Um cartão vermelho não só para esta jovem e os seus colegas de turma, mas para todos nós...Sociedade!


terça-feira, março 18, 2008

Em nome da saúde pública



Pronto! É o fim da picada! Os putos agora já não poderão fazer tatuagens, nem usar alargadores ou piercings, sem que andem com o papel comprovativo assinado pelos papás, autorizando que eles transportem tais desenhos na tez, ou artefactos nos sobrolhos, boca, costas ou genitais? Pergunta parva, quem vai andar a inspeccionar os genitais dos “kids” sub 18 na rua? È claro que a saúde publica é importante, mas em doenças como gripes, epidemias, vírus mortais e ou saneamentos! Neste caso será apenas, uma melhoria estética da saúde pública!? Algum ministro terá se lembrado de propor semelhante lei, quando se terá assustado, pelo seu filho/a, ter-lhe pedido autorização para tal pagão acto!
Preocupação com saúde pública será isso sim, inspeccionar e regular, as casas onde tatuagens e piercings são feitos, prevenir os mais jovens para os riscos que podem ocorrer, quando as coisas não são feitas por profissionais, mas sim por amigos ou amigos de amigos!
Confesso, não sou fã de piercings e alargadores e uma tatuagem tem que ser, algo muito significativo para a pessoa que a faz, e para mim representa uma arte e uma forma de nos distinguir um pouco dos nossos semelhantes, ou transmitir de forma visual e muito rápida, parte daquilo que somos, (porque somos sempre mais que uma simples tatuagem) pessoalmente ainda não tenho, mas um dia….
Fico expectante, para as cenas dos próximos capítulos desta mini serie!


"Desde os primórdios da existência humana, que em todas ou muitas das civilizações, tem havido o culto do corpo, o uso de joalharia em diversas partes do mesmo, com diversas espessuras, em diversos materiais, e maiores ou mais pequenos. A meu ver, são fruto da nossa vontade mais tribal, o facto de podermos personalizar o nosso corpo, de nos podermos destacar do resto, é uma afirmação tribal.Desde os Maias na América Central, aos Masai do Quénia, vemos orelhas alargadas, furos nas sobrancelhas, até embutimentos de jade nos dentes (Maias), ou pratos labiais (povos de África). Não devemos repugnarmo-nos ao ver tais coisas, nem tão pouco achar estranho, apenas por não pretencermos a essas culturas; também na Europa tivemos coisas "horriveis" que envolvessem auto-flagelação como a pinetencia religiosa, em que as pessoas provocavam dores insuportáveis no seu próprio corpo, em prole da ascenção espiritual. Será isto diferente do que o que os Sihk fazem ao caminhar nas brazas? Ou o que os faquires que se perfuram com espadas e agulhas enormes em público? Encaro este universo com imparcialidade de cultura, somos todos humanos e somos todos criaturas tribais: o que é o football, a não ser uma manifestação de tribalismo, em que apenas escolhemos a tribo (clube) que gostamos e furiosamente ambicionamos a victoria, ou derrota do adversario? O que são os esteriótipos sociais? Gente que se une por gostos e personalidades, que acabam por ter estilos de roupa e mentalidades semelhantes, e assim se unem e convivem como tribos.
Com este blogue ofereço a minha visão sobre este assunto, onde se assumem estes mesmo impulsos tribais.

A uma sociedade que por um lado os aceita mas que por outro os repugna."

"Oi amigo,concordo plenamente contigo. Já penssaste em editar um livro com as tuas crónicas. Eu kero um exemplar e autografado. Bj Grande fica bem e continua a encantar-nos com as tuas palavras :)"
Susana Correia

terça-feira, março 11, 2008

O Boicote de Camacho ao festival da Canção

O festival da canção, no tempo dos 2 canais de televisão (alguém se lembra? Quando digo aos miúdos que á alguns anos atrás apenas existiam dois canais dizem-me que estou a brincar!) Se a votação nacional para eleger a canção, que nos iria representar no festival da Eurovisão, já era uma noite de família propriamente dita, o evento internacional era imperdível. Toda a família, Pai, mãe, filhos, tios, tias, gatos, cães, todos se juntavam naquelas noites para ouvir o desfile de canções concorrentes, a serem votadas pelo júri internacional, e por esta altura já todo o pais sabia de trás para a frente a letra da canção que nos estava a representar! Quantos de nós entre os 28 e os 33, não se lembra de cantarolar o “ Já fui um conquistador” ou o “Chamar a musica” muito antes daquela noite de Euro - festival. À quanto tempo não há uma canção de um festival da canção nos primeiros lugares dos tops nacionais?!

Vem este texto para vos perguntar quantos de vós, leitores das minhas parvoíces, repararam que o votação nacional para a música que nos vai representar na Eurovisão, se realizou este Domingo? Pois nem eu teria reparado! Caso não estivesse num local onde só existiam os 4 canais nacionais!
Mais ainda, dos poucos que repararam neste evento, certamente nenhum gostava de futebol, visto á mesma hora José António Camacho ter feito um boicote ao festival da canção nacional e ter decidido apresentar a sua demissão do cargo de treinador do meu clube de coração! Que importa o festival da canção quando o Benfica fica sem treinador, quando o país vai acordar triste no dia seguinte, e com a economia em baixo?!

Ainda tentei perceber se alguma rádio passava a musica que venceu o nosso festival, mas a musica era tão boa, e o festival tem agora tanto peso no nosso Portugal, que simplesmente não toca na rádio! Sinais dos tempos…….

quinta-feira, março 06, 2008

Segue o teu destino

"Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.

A realidade
Sempre é mais ou menos
Do que nós queremos.
Só nós somos sempre
Iguais a nós-próprios.

Suave é viver só.
Grande e nobre é sempre
Viver simplesmente.
Deixa a dor nas aras
Como ex-voto aos deuses.

Vê de longe a vida.
Nunca a interrogues.
Ela nada pode Dizer-te.
A resposta
Está além dos deuses.

Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam."

Morre lentamente

Morre lentamente quem não viaja,
quem não lê ,
quem não ouve musica,
quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destroi o seu amor proprio,
quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito,
repetindo todos os dias o mesmo trajeto,
quem não muda de marca,
não se arrisca a vestir uma nova cor,
ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem faz da televião o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão,
quem prefere o negro sobre o branco,
e os pontos sobre os iss em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho nos olhos,
sorrisos dos bocejos,
corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho ,
quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva que cai incedssante.

Morre lentamente quem abandona um projeto antes de iniciá-lo,
não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não respondem quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves,
recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.
SOMENTE A PERSEVERANÇA FARÁ COM QUE CONQUISTEMOS UM ESTÁGIO ESPLENDIDO DE FELICIDADE.

Pablo Neruda

*Thanks Tótoua.....