segunda-feira, fevereiro 26, 2007

outro momento para recordar

Na Década de 80 a RTP apresentou nas rubricas infantis a série que melhor descreveu as histórias de Mark Twain em As Aventuras de Tom Sawyer.
depois de um dia de aulas, e brincadeiras até casa, nada melhor que acabar o dia com os meus desenhos animados preferidos




quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Páginas da Vida….Pagina da minha vida ll

A Teresa é uma miúda de 8 anos com uma capacidade cognitiva de uma qualquer criança de 2, alguns sintomas de Autista e Trissomia 21.
Confesso que no 1º dia que a vi, lembro-me de ter olhado para a minha colega Catarina (1 beijo para ti), como a que perguntar-mos um ao outro, como iríamos lidar, entender, trabalhar com aquela criança, nenhum de nós tinha formação especifica para trabalhar com crianças como aquela.
Pior ficou ainda mais o quadro, quando mais tarde conhecemos o Zé Maria, já não me recordo ao certo a idade que o Zé tinha na altura, mas certamente mais de 10.
Trissomia 21, Autismo, não andava, não falava, apenas soltava grunhidos.
No inicio á hora de almoça, era normal ver voar pela sala, garfos, colheres, batatas, arroz, fruta, o que estivesse por perto do Zé….
Hoje analisando friamente e á distancia, duvidei das minhas capacidades para conseguir lidar com este quadro…dois jovens (eu e a Catarina) com pouca experiência de tereno, terem a sua responsabilidade durante horas aqueles dois “bebés” e mais 14 crianças até aos 5 anos….em vez de 4 olhos, teríamos que ter 2 ou 3 vezes mais.
O certo é que os dias foram passando os laços foram-se criando, o Zé graças a um longo trabalho de observação e alguma paciência, foi diminuindo a sua agressividade, e cada vez que recordo a festa (a sua maneira) sempre que me via, fico contente, muito mesmo.
Da Teresa, guardo na memoria momentos, muito, muito engraçados. Confesso que ao inicio, tivemos que a fazer chorar muitas vezes, imaginem o que é ter de contrariar por diversos motivos, uma criança como aquela.
Tive o prazer de trabalhar 4 meses com aquelas crianças, criar laços com ambas, para além disso, criar laços com as famílias, mas um dia tive que sair, ainda as vi 2 ou 3 vezes depois disso, mas a vida levou-me para outros caminhos e …..e nunca mais nos cruzamos.
Lembro-me muitas vezes deles, principalmente quando estou a trabalhar, são dos jovens que inevitavelmente sempre me lembrarei…..
Teresa “Picatcho” e Zé Maria onde e como estão vocês.. …??

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

"Páginas da Vida"….Pagina da minha vida


À muitos anos atrás, provavelmente como grande parte dos jovens da minha geração, via todas ou quase todas as telenovelas brasileiras.
As que se destacaram foram “Sassaricando”, “Vereda Tropical” (quem não se lembra do Luquinha e do Gazuza), “Tieta do Agreste” e “Roque Santeiro”, desde ai, não me recordo de seguir atentamente alguma telenovela.
Nos dias que correm vejo os meus jovens, falar com grande entusiasmo de algumas telenovelas e das séries juvenis portuguesas, talvez, talvez não, certamente o mesmo entusiasmo que nós tínhamos na altura, porém, hoje esse entusiasmo, é alicerçado pela Internet, que pós Tv terá sido o que mais mudou o lazer mundial, e por esse site onde se encontra vídeos de tudo chamado Youtube (se a Internet é um mundo, o Youtube será os E.U.A)
À muito tempo que não acompanhava uma telenovela, mas recentemente prendi-me um pouco, (no meio das minhas correrias constantes) á “Páginas da Vida”, talvez pela doença que é abordada nessa telenovela, a Trissomia 21, e por em tempos, nos tempos em que ainda era verdinho na minha área de trabalho, não é que hoje não seja, e nunca sabemos tudo, mas na altura, ainda não tinha a bagagem que os anos trazem. Nessa altura, tive a oportunidade de trabalhar ao mesmo tempo com duas crianças com esta doença….Teresa e Zé Maria….como estão vocês….?


Comentários: sabiiituuudo@gmail.com

terça-feira, fevereiro 13, 2007

O rei dos Matraquilhos


Alexandre Finisterra….
E perguntam vocês quem é este gaijo….?? Ao que eu respondo, ninguém em especial…!
Não é médico, por isso não inventou nenhuma cura para uma doença, não é político, e por isso não governou nenhum importante país, não é arquitecto, por isso não construí nenhum importante monumento para apreciarmos.
Alexandre Finisterra é um escritor Galego, Espanhol, mas não ficou conhecido pelas obras que escreveu. Durante a guerra civil espanhola ele foi ferido, e foi parar a um hospital, onde as crianças não podiam jogar, o jogo que tanto gostavam, futebol. Finisterra inventou um jogo, um jogo que se calhar nem ele imaginaria tornar-se conhecido em todo o mundo, o jogo de matraquilhos.
Alexandre Finisterra, morreu no passado dia 12 de Fevereiro, não era médico mas inventou uma forma de nos fazer sorrir, e sorrir faz bem á saúde , não era politico, mas juntou á volta de um rectângulo um mundo inteiro, não era arquitecto, mas deixou um monumento eterno.
O Porquê deste post?
A minha Homenagem a alguém que através de um simples jogo, juntou o mundo á sua volta, chama-se ele "totó", "pebolim", "futbolín", "metegol", "foosball", "baby-foot", "Tischfußball" ou matraquilhos…..
Ele é o rei dos matraquilhos....

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

E Depois do Referendo


O País terá mergulhado na mais acesa discussão e divisão do período pós 25 de Abril e de um sistema politico que se apelida democrático.
Quem me conhece sabe que detesto politica e políticos, e confesso que foi a 1ª vez que fui votar, á 8 anos atrás, aquando do 1º referendo, fui mais um daqueles que deu como garantida a vitória do sim.
Para mim a pergunta era clara….”Se concordava com a despenalização do aborto….” Não era se concordava ou não com o aborto, aliás ninguém que votou sim, concorda com o aborto como meio contraceptivo, ou votou porque acha que as mulheres vão agora engravidar para depois abortar porque “é fixe” faze-lo, temos ou tivemos a consciência que esta abertura na lei era necessária, reforçada com mais 8 anos de estudos, dados e em que nada mudou, nada evolui.
A pergunta que me levanta agora e que julgo deve também inquietar muitos, tenham votado sim ou não, é e depois do referendo…??
Como será a lei, como será vista a mulher ou os casais que o praticarem, como será a sua privacidade e anonimato, como se comportará a oposição (os que votaram não)?
É precisamente esse o ponto que penso levantará mais polémica (salvo qualquer surpresa), como já aqui escrevi, os abutres estarão á espera para irem comer a carne, no dia em que algo correr mal, principalmente a igreja, mas a esses, digo-lhes que olhem para o passado negro que tem atrás de si, e principalmente no número de mortes que carregam, para poderem impor a religião cristã….
Importante será também o papel dos pais, já por mim diversas vezes falados, que tem de ter consciência que, tem de pôr de lado os preconceitos de abordarem a temática da educação sexual com os filhos, porque não fazerem-se ou divulgarem-se mais “formações” para pais sobre este tema? Pequenos truques, formas de abordagem, que quem sabe um dia poderão evitar certas situações, é como uma frase que li no outro dia de August Strndberg “…os filhos são educados como se fossem ficar toda a vida filhos, sem nunca se pensar que eles se tornarão pais”, e como eu não acredito na história da virgem Maria ou na história da cegonha, é dever dos pais falarem e ajudarem os seus filhos nessa questão…penso que conservadorismo, faz acreditar aos pais, que os seus filhos são assexuados, mesmo depois de serem avós…
Quanto á escolas e restantes educadores / formadores, continua a cair sobre nós uma grande responsabilidade neste campo, principalmente nas escolas, onde os nossos jovens adolescentes passam cerca de oito horas do seu dia, para quando nas escolas espaços para responder ás dúvidas?
Em suma para mim a principal questão foi uma, que poucas vezes ouvir falar nos debates, a da prevenção, que é seguramente o meio mais eficaz, para diminuir o número de abortos, para essa prevenção acontecer, é necessário educar os portugueses, a falar abertamente sobre sexo e educação sexual.
Ps: uma nota para a forma como os apoiantes do não, aceitaram os resultados da votação, aparentemente de uma forma civilizada e sem grandes "ondas", vamos ver é se não será ..."vencidos mas não convencidos..."

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Beijos que falam...


Tocam-se os lábios num momento de carinho…
Trocam-se juras, trocam-se desejos, trocam-se confissões , trocam-se almas…..
Trocam-se almas e tocam-se almas, tocam-se beijando…
Beijos que falam calados,
beijos que se movem parados,
beijos que reflectem como se fossem espelhos!
Ofegantes, húmidos, quase molhados, quentes,
tão quentes que quebram o gelo,
tão gélidos que causam arrepios….
Beijos que fazem quase tocar o céu,
fazendo escorrer pecaminosos líquidos...
Beijos que iluminam, beijos que cegam, beijos que a sede matam,
beijos dados, beijos roubados,
beijos sofridos de adeus, sorrindo de olá,
beijos que mais ninguém dá….
Beijos…lábios que se tocam cumprindo promessas,
beijos eternos e para a eternidade.
Beijos…lábios que se tocam cumprindo promessas,
beijos de união que tocam o coração.
Beijos…na face, no rosto, na teste de respeito, em qualquer parte,
mas é na grossura dos lábios,
onde fica o sentido de toda a emoção
dos beijos que falam…….


Comentários: sabiiituuudo@gmail.com

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

JOSE MOURINHO v ROMAN ABRAMOVICH

S@biiiTuuudo é mesmo S@biiiTuuudo!!! e fontes nossas dentro do clube mais português das terras de sua magestada, conseguiram em exclusivo uma conversa entre o homem da terra do carrrrrapau e o seu big boss da terra do VOOdka...
e não é k o carrrrapau é teso....!!!lololololo
façam o favor de ouvir /ver

Ps: qualquer dia prometemos um exclusivo da senhora que em Portugal, mais cobra por um copo de Champanhe

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Quando um dia Partiu....




A traineira sai em mais um amanhecer de verão, a bordo, seus homens de pele escura de tantas horas plantados debaixo do sol.
As gaivotas seguem-lhes o rasto, quase parecendo que saúdam sua partida. Sentado numa esplanada está um homem, já fora um deles, ronda os 70 anos. Desperta cedo, ritualmente 7 dias por semana, nada o prende á cama, nada lhe prende á vida….nada…!
Diz quem lhe conhece a voz, que ficou assim de amor, por sofrer de amor….não se lhe conhece amigos, perdeu-os ao longo da vida e filhos longe, do outro lado do oceano, nunca quis sair de perto do seu coração que foi levado quando seu amor morreu.
Religiosamente o mesmo empregado lhe serve um copo de leite e uma torrada…sem nunca o terem dito, consideravam-se amigos, quase família, quase avó e neto…
Um dia á hora da partida das traineiras, o homem não estava, os homens de pele escura esperaram, esperaram, esperaram….
Nesse dia, não saíram para a pesca, e nunca lhe chegaram a dizer como sentiam a falta dele na faina. A essa mesma hora um copo de leite não foi bebido e uma torrada não foi comida, e o empregado nunca lhe chegou a dizer que o considerava um amigo….sentia-se triste por isso….
No meio da sua tristeza, sorriu, pensando que finalmente o seu amigo, tinha ido para onde estava o seu coração….que alguém levou quando um dia partiu…..

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

porque não se virem juntos…..???

Costumo comprar uma daquelas revistas chamadas para homens, mas que toda a mulher gosta de espreitar, nem que seja para falar mal das gaijas, chicas, girls, meninas que lá aparecem.
Num dos números dessa revista, Margarida Rebelo Pinto, que para quem não sabe é uma daquelas trintonas e tal, “quase tia” escritora, que escreve em algumas revistas da nossa praça (querem saber mais vão ao google), dizia eu que MRP, pelo que me parece, adora escrever sobre relacionamentos, relações e principalmente sobre sexo (nota: se fizer tanto e bom sexo como fala, está safa…mas sinceramente não quero saber).
Num desses artigos “Magui” (posso trata-la assim, não posso?) escreveu “…vocês tem de rir juntos, para se virem juntos…”
E não é que é verdade!!! Se perguntarem a 10 Mulheres o que gostam num homem provavelmente 6/7 vão dizer “….que me faça rir, ou que seja engraçado ou ainda que seja bem disposto, se perguntarem a 10 homens o mesmo, a muito custo, também vão por acabar por dizer o mesmo (ps não estou com isso a pôr o aspecto físico / visual / intelectual / entre outros de fora).
Resumindo rir é sempre um bom remédio e adicionado ao sexo, ao amor, ao fazer “O” amor (não é Joel), melhor ainda.
Os Brasileiros, sempre muito á frente nestas coisas, usam a expressão “gozar” que para nós terá um sentido negativo, mas que para eles será mais, “…estás-me a querer fazer rir…”, e quem é que já não soltou um alegre sorriso depois de uma “gozada” (leia-se orgasmo).
Acredito que um casal que ri junto, se necessário for também chora junto, e porque não se virem juntos…..

Mais e Menos ou Mais ou Menos

Como os temas são actuais decidi republicar estes mais e menos a que juntei mais uns....

Mais

Referendos
Mais uma vez foi a parlamento para os senhores deputados votarem, se deve-se realizar mais um referendo sobre o aborto.
Para mim esta história pomposa dos referendos, é apenas e só uma forma de os deputados / assembleia de república / governos se demarcarem de leis mais ou menos polémicas que podem um dia afectar a moral pública. Complicado?? Eu dou um exemplo, esta história do o aborto ir ou não a referendo é uma maneira de caso fosse aprovada a lei do aborto por este sistema (referendo) e um dia houvesse por exemplo uma jovem que morresse a realizar um, o governos poder dizer que só aconteceu porque o povo assim um dia quis, que foi dada a opção de escolha sobre o tema e o “Zé Povinho” na sua maioria disse que queria o aborto.
Os senhores deputados não se lembram de fazer referendos quando são para fazer alterações a decretos de lei ou a privatizações só para dar exemplo, usando o argumento que foram eleitos pelo povo.
Senhores deputados, façam o favor de assumir as vossas responsabilidades porque é para isso que o povinho vos elege, e decidam vocês se o aborto deve ou não ser legal em Portugal, até porque neste caso, penso que a vontade dos portugueses está bem expressa, e deixem os referendos para questões como o exemplo que passo a citar, se devemos ou não entrar em guerra com a Espanha ou se queremos ou não a regionalização, essas sim decisões que devem ser tomada pelo povo, (lembrem-se que apenas dei exemplos, para melhor entenderem um que quero dizer neste texto).

Mais:

Parece que vamos ter campeonato de futebol até ao fim, se assim for, bom para a modalidade

Menos

Li num artigo de uma revista de um jornal, um artigo que contava na primeira pessoa, a história de um português que foi detido, na Arábia Saudita, por suspeita de estar envolvido numa rede de falsificação de moeda. Acontece que ele estava inocente, e a embaixada portuguesa (logo governo português) a quando da notícia da sua detenção, em vez de primeiro averiguar quais as possibilidades de ele se encontrar inocente, começou a negociar junto das autoridades sauditas a pena a aplicar ao detido.
Acontece que como se veio a provar o homem estava inocente, e foi libertado graças ao esforço da família em o localizar e em provar a sua inocência.
Como pode agora este homem acreditar, num país que o abandonou, um país para o qual ele contribui, contribuições essas que servem para pagar o ordenado daqueles que as milhares de km de casa o abandonaram, em vez de terem tentado perceber 1º quais as provas que existiam e se ele era ou não culpado do que era acusada. Mais uma boa imagem dos que tem o dever de nos governar.

Menos:
Tribunais e juízes, continuam a dar sinais que o sistema judicial português não funciona

Mais ou menos

Aborto….a lei do aborto vai a referendo, e muito provavelmente vai ser aprovada, não importa aqui se eu concordo ou não, com essa aprovação….tem pontos positivos, e negativos…..mas apenas escrevo este texto, para fazer um alerta ao jovens / adolescentes…o aborto não é um meio de contracepção, e isso é algo que é muito importante alertar, prevenir e ensinar desde já, parece muito obvio o que estou a dizer, mas para muitas realidades não é assim tão linear.

Los Arcos e Dois arcos
Veio agora a público que a dona da mais famosa clínica abortiva, para as cerca de 3000 portuguesas que por ano se deslocam a Badajoz, vai abrir uma sucursal (chamemos assim) em plena Lisboa, só tenho uma pergunta a fazer, caso a lei não seja aprovada, o governo vai deixar esse espaço ser aberto? Ou irá funcionar como certos hospitais portugueses onde eles se realizam, mas que oficialmente é como se não existissem…
Sim de facto acho que chegou a hora de se jogar limpo neste campo, ou é ou não é…ou sim ou sopas….

Mais ou menos:
Quase dia 11, quase dia de referendo, já tive mais certezas que o sim iria ganhar.
Se isso acontecer o povo Português vai ficar com uma Bomba nas mãos, a responsabilidade pela decisão, e o governo com uma boa bota descalçada, para o dia que 1 aborto corra mal

Comentários: sabiiituuudo@gmail.com